Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi realizada na manhã desta última segunda-feira, 25, a reunião entre a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins e representantes dos candidatos a governador do Estado do Tocantins, para definir as regras e a ordem das entrevistas com os seis candidatos ao governo.

A reunião foi conduzida pelo presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão. Participou também o vice-presidente da OAB, Rubens Dario Lima Câmara.

Estiveram presentes também os representantes dos candidatos Ataídes Oliveira da coligação Reage Tocantins, Eula Angelim do PSOL, Marcelo Miranda da coligação AExperiência faz a Mudançae Sandoval Cardoso da coligação Mudança que a gente vê. Os candidatos Carlos Potengy do PCB e Luís Cláudio do PRTB não participaram da reunião, nem enviaram representantes.

Regras

A rodada de entrevistas acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro no auditório da OAB/TO em Palmas. Serão entrevistados três candidatos por dia.

Entrevistas

As entrevistas terão tempo limite de no máximo uma hora para cada participante. Os 20 minutos iniciais serão reservados para apresentação do plano de governo. O candidato terá os 40 minutos restantes para responder às perguntas sobre saúde, educação, geração de emprego e renda, segurança pública. Também será abordada a Reforma Política, uma medida que segue orientação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que considera importante que antes de fazer a escolha de seus candidatos, os eleitores saibam o que eles pensam sobre propostas como o financiamento público de campanha, o voto em lista fechada e o fim da reeleição no Executivo. O participante terá no máximo 5 minutos para responder a cada pergunta e 3 minutos para considerações finais.

Para evitar tumultos e confrontos cada partido e coligação política poderá levar até no máximo 15 acompanhantes, que serão previamente credenciados e receberão os crachás nos comitês de campanha. O credenciamento deverá ser feito até às 18h do dia 05 de setembro pelo e-mail cerimonial@oabto.org.br. Candidato e convidados deverão chegar no local da entrevista com pelo menos meia hora de antecedência.

Não será permitida a entrada no auditório de pessoas portando armas de qualquer tipo ou objetos que possibilitem a prática de violência; qualquer coisa que possa ser usada como arma ou para cortar, apunhalar ou esfaquear, ou como um projétil, especialmente guarda-chuvas longos ou guarda-sóis e outros objetos similares; fogos de artifício, sinalizadores, bombas e outros artifícios de fumaça e outros engenhos pirotécnicos ou dispositivos que produzam efeitos similares; materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas; bandeiras com ou sem mastros, bolas infláveis, instrumentos musicais, instrumentos que produzam volume excessivo de barulho, tais como megafones, sirenes ou  buzinas a gás.

O convidado que manifestar acusações ou ofensas ao candidato entrevistado será retirado do auditório.

Todos os representantes presentes na reunião assinaram carta de compromisso concordando com as regras e o formato propostos pela OAB/TO para esta rodada de entrevistas.

Mediador

As entrevistas serão realizadas por um mediador designado pela diretoria da OAB/TO que fará as perguntas diretamente ao candidato. Os questionamentos deverão ser elaborados e enviados previamente pelos advogados do Estado do Tocantins à esta Seccional pelo e-mailcerimonial@oabto.org.br até o dia 04 de setembro.

Não serão permitidas intervenções ou perguntas vindas de pessoas na plateia.

Todas as entrevistas serão transmitidas ao vivo nas Subseções de Araguaína e Gurupi e também pela internet através do portal da OAB/TO no endereço oabto.org.br.

A ordem definida em sorteio foi a seguinte:

Dia 09 de setembro de 2014:

10h às 11h – Eula Angelim – PSOL

14h às 15h – Sandoval Cardoso – SD

17h às 18h – Ataídes Oliveira – PROS

Dia 10 de setembro de 2014:

10h às 11h – Carlos Potengy – PCB

14h às 15h – Luís Claudio – PRTB

17h às 18h – Marcelo Miranda – PMDB