Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O candidato a deputado estadual Paulo Mourão (PT), da coligação frente por uma Alternativa de Mudança (PT/PV), esteve no final de semana cumprindo agenda pelo interior do Tocantins. Na sexta-feira, dia 22, Paulo Mourão visitou Esperantina, Bico do Papagaio, onde fez caminhada, acompanhado do candidato a governador Marcelo Miranda e da senadora Kátia Abreu. Paulo Mourão teve uma recepção calorosa da população, oportunidade em que reencontrou eleitores. “Sempre votei em você, Paulo Mourão”, escutou de vários eleitores durante a caminhada pelas ruas da cidade. Paulo Mourão lembrou que quando era deputado federal destinou emendas para obras no município. Em Esperantina, Paulo Mourão conta com o apoio do líder Tenente Marinho e do prefeito, Professor Bina (PT).

Em Carrasco Bonito, Paulo Mourão foi recebido por lideranças da região que declararam apoio à sua candidatura, como o Professor Pitiá, Pastor Deusivan, o ex-secretário de Administração e Finanças, Marden Daroszewski e o ex-secretário de Saúde do município Jailton Célio Oliveira Pinheiro. “Vamos apoiar Paulo Mourão porque é um nome que já tem uma história de trabalho prestado na política tocantinense e nossa região está abandonada, carente de políticos que nos representem e que tragam benefícios para a população local”, destacou Jailton. Paulo Mourão se comprometeu a dar atenção especial à região, defendendo políticas públicas que atendam à população carente. “Nosso compromisso é de muito trabalho, a fim de que cada tocantinense tenha acesso à saúde de qualidade, à educação, ao trabalho e à renda para que possa viver com dignidade. Chega da política do favor pessoal, da compra de voto. O que temos são propostas de trabalho e desenvolvimento para o Tocantins e sua gente”, declarou.

Dois Irmãos

No domingo, dia 24, Paulo Mourão foi recebido no município de Dois Irmãos por dezenas de trabalhadores rurais que lotaram a sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. O encontro foi promovido pelo presidente do Diretório Municipal do PT de Dois Irmãos, Francisco Assis Carneiro. Em Dois Irmãos 64% da população vive na zona rural e sobrevive da agricultura familiar. Segundo Francisco Assis, a maior necessidade da população é a falta de apoio na comercialização dos produtos. “Produzimos frutas do cerrado: murici, cajá, cupuaçu, acerola, caju, somos grande produtor de abacaxi, bacaba, mangaba, a banana que produzimos abastece Palmas e ainda exportamos para Belém-PA só que boa parte da nossa produção se perde por falta de apoio na comercialização”, explicou. Outro problema enfrentado pelos trabalhadores é a falta de água para irrigar as plantações. “Temos locais em que os trabalhadores precisam percorrer até 4 quilômetros carregando água no lombo do animal, é o caso dos trabalhadores do Salomira , Estrela Dalva, Associação Nova Vida e PA Dona Lourdes ”, revela. Além de poços semi-artesianos, os trabalhadores precisam de um trator para auxiliar 25 comunidades rurais que fazem parte de uma associação de agricultores familiares.

Paulo Mourão começou seu discurso falando de um assunto que tem enorme preocupação que é o alto índice de jovens fora escola. No município de Dois Irmãos, o percentual da juventude, entre 18 e 24 anos, que não frequentam a escola chega a 82,3%. “Como pensar no futuro do Tocantins se o jovem está fora da escola?” questionou. “É preciso o jovem ter estudo. Se o município não consegue manter o jovem na escola, nossa proposta é que ceda as escolas para o Estado, assim podemos estadualizar a escola dos polos produtores, transformando-as em escolas profissionalizantes. Desta forma, o jovem estuda e ainda ganha uma profissão”, discursou. “Só acredito no desenvolvimento passando pela educação. A educação é a base, o eixo de sustentação”, continuou. “Preocupo-me com a educação básica. É preciso o ensino alternativo rural”, destacou Paulo Mourão que quando prefeito de Porto Nacional implantou essa modalidade no município, onde a criança estuda uma parte do dia e na outra aprender a trabalhar com a terra.

Sobre a falta de apoio à agricultura familiar, Paulo Mourão destacou que faltam políticas de Estado que possam tornar a agricultura familiar forte. “Faltam máquinas para apoio ao agricultor, faltam estradas e mecanismos de comercialização dos produtos”, enumerou. Paulo Mourão defendeu a criação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para cuidar da agricultura e da produção rural, levando orientação técnica, através de engenheiros agrônomos e técnicos, criação de cooperativa da agricultura familiar e de um selo de produção orgânica. Paulo Mourão encerrou falando que o Tocantins tem um grande potencial produtivo e que a agricultura familiar representa 86% da produção do Estado. Ele citou que Lagoa da Confusão é o quarto produtor de arroz irrigado do Brasil e o segundo em produção de melancia. “É assim que imagino o Tocantins. Só se torna difícil de fazer porque não querem fazer”, disse referindo-se às políticas públicas de apoio à agricultura familiar e à produção rural.