Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Equipes de captura em busca de morcegos hematófagos

Equipes de captura em busca de morcegos hematófagos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Equipes de captura em busca de morcegos hematófagos Equipes de captura em busca de morcegos hematófagos

Os focos de raiva nos herbívoros (equídeos, bovídeos, ovinos e caprinos) têm caído gradativamente a cada ano no Tocantins, em 2012 foram registrados 14 focos da doença, em 2013 somente 12 focos e este ano até o momento já foram registrados oito focos. Para garantir o controle da doença, a Agência de Defesa Agropecuária intensificou as ações capturas para o controle populacional dos morcegos hematófagos, maior transmissor da raiva na zona rural.

Desde o inicio deste mês de agosto as equipes da agência já visitaram os municípios de Formoso do Araguaia, Dueré, Gurupi, Bom Jesus do Tocantins, Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria e Guaraí. Na última segunda-feira, 25, as equipes se descolaram para Natividade, Brejinho de Nazaré e Ponte Alta. “Realizamos este trabalho contínuo fazendo atendimento imediato aos focos, mas com a aquisição de novo veículo podemos dar uma intensificada nas atividades”, disse o responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante.

Cavalcante disse ainda que as equipes priorizam as regiões que apresentaram focos da doença, além do atendimento as demandas dos produtores rurais que procuram a agência. “Levamos palestras onde abordamos o meio de transmissão da doença, prevenção, como identificar abrigos e a importância da vacinação contra a raiva nesses animais”, explica.

Embora a doença esteja controlada, a vacinação apesar de não ser obrigatória ainda é a melhor forma de prevenção, já que a doença pode ser transmitida ao homem e causa grandes prejuízos econômicos pela mortalidade dos animais. O produtor ao suspeitar da doença no animal deve notificar a Adapec para que a mesma faça a colheita do material e envie para o laboratório, caso o resultado seja positivo será recomendado pela Agência à vacinação tanto dos animais da propriedade foco, quanto das localizadas num raio de 12 quilômetros do foco. Nesta área também será intensificado a identificação de abrigos para o controle populacional dos morcegos hematófagos.

Mais ações

No mês de setembro as equipes serão direcionadas para os municípios de Palmas, Rio Sono, Tocantínia, Miranorte, São Salvador do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Rio da Conceição, Novo Jardim e Aurora. Qualquer dúvida o produtor pode entrar em contato com a Adapec por meio do 0800 63 11 22 ou ir até um escritório localizado nos 139 municípios do Estado.