Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O presidente da empresa Eurolatina, Klaus Weyand, e o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, César Augusto Rabello Borges, assinaram nesta semana o contrato de adesão e concessão por 25 anos para operações portuárias da Estação de Transbordo de Cargas Ecoporto Praia Norte, instalado na cidade homônima, extremo Norte do Estado do Tocantins. O documento deve ser publicado no Diário Oficial da União até a próxima sexta-feira, 29.

Com essa concessão o Porto está autorizado a operar embarcações de pequeno e médio porte no transporte de cargas e descarga de produtos e mercadorias pelo rio Tocantins, partindo de Praia Norte até Belém (PA) e Manaus (AM). Segundo a diretora administrativa do empreendimento, Sandra Kramer, o porto começa a operar no início do ano que vêm escoando os produtos agrícolas produzidos no Tocantins e nos estado do Piauí, Maranhão e Bahia até o porto de Belém, no Pará. O Porto também vai receber mercadorias produzidas na Zona Franca de Manaus. “Nós vamos funcionar como uma extensão da Zona Franca aqui no Estado”, explica Sandra Kramer.

Segundo a gestora do Ecoporto inicialmente o empreendimento começa com capacidade para 200 mil toneladas e a previsão é de que em cinco anos esteja operando com capacidade para 1,5 milhão de toneladas. Ela destaca que as obras de infraestrutura no local, (estrada de acesso, rampa, balança e estrutura de segurança), serão concluídas até o início do mês de novembro pelo governo do Estado. “Paralelo a isso a empresa está construindo galpões para armazenamento de cargas e silos para grãos que ficarão prontos até o final desse ano”, conclui Sandra. 

A diretora disse, ainda, que o empreendimento deve atrair indústrias para a região, e empresas do setor de navegação, beneficiando municípios do Bico do Papagaio com a geração de emprego e o aquecimento da economia local. 

Ecoporto de Praia Norte

O Ecoporto de Praia Norte está entre os mais importantes empreendimentos para a infraestrutura logística do Tocantins e de integração nas regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste. O Porto colocará a região Norte do Tocantins na rota de três dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM), o de Belém (PA) e o de Itaqui (MA). 

Instalado às margens do rio Tocantins, na cidade de Praia Norte, há 619 Km de Palmas, o Ecoporto será uma rota alternativa de saída rumo ao Atlântico. Com investimento inicial de R$ 30 milhões, o projeto prevê a construção de piers para embarque e desembarque de produtos, galpões, acessos, trevos, pátios, controle de fiscalização, infraestrutura de alimentação, saúde, guindastes, asfaltamentos dos pátios e instalação da rede de iluminação.