Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Abóbora, carne de sol, fava, cheiro-verde, banana, cupuaçu, babaçu, mandioca, milho, pequi e o famoso frango caipira são alguns dos ingredientes que compõem as saborosas receitas dos 59 pratos concorrentes no 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu e têm agradado os paladares dos palmenses e turistas. O Festival iniciou no último dia 27 e segue até próximo domingo 31.

Neste ano dos 59 pratos que estão concorrendo, 39 são pratos salgados e 20 doces. São típicos da culinária tocantinense e por isso em todas as receitas foram utilizados ingredientes regionais.

Apostando na inovação, criatividade e mistura de sabores os chefs têm surpreendido os visitantes do evento gastronômico. Exemplo disso é Marlene Oliveira, que participa pela sétima vez do Festival e já venceu outras edições: ela ousou na escolha do prato deste ano. O “Amor do pedaço” é a mistura do doce quente de abacaxi com coco, a musse de açaí gelado, com uma leve pitada de açafrão e farinha do coco babaçu e tem feito sucesso junto aos visitantes.

“Foram feitas diversas tentativas e combinamos o doce de abacaxi tão apreciado na culinária tocantinense com a musse de açaí, inovando com uma leve pitada de açafrão para realçar o sabor e dar um pouquinho de refrescância”, explica Marlene.

Marlene ressalta ainda que foi pensando na farinha do babaçu para os amantes de açaí com a tradicional farinha. “Trouxe o nosso regionalismo com o babaçu que agrega ainda mais valor ao sabor”, afirma.

Participando pela segunda vez do Festival, a chef Maria da Conceição também aposta na inédita criação do seu prato “Arroz de fava com o jeitinho da serra” para agradar os jurados e vencer esta edição do Festival. Servido com banana frita, o prato foi aprovado por aqueles que já provaram.

 “Foi pensado em como misturar mais de um ingrediente e tornar o arroz com fava um prato bem regional e deu certo. Na receita tem o óleo de babaçu, carne de sol, milho-verde, cheiro-verde e a fava que garantem o jeitinho da serra”, destaca Maria da Conceição.

Todos os pratos concorrentes no Festival estão sendo vendidos por R$ 6,00, conforme determinou o Edital que nenhum prato concorrente fosse vendido por valor superior a essa quantia. A maioria dos comerciantes este ano está trabalhando com as bandeiras de cartões da Rede, sendo mais uma opção para o cliente pagar. (Secom Palmas)