Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ascom Sesau

Para orientar e auxiliar as parteiras tradicionais do Estado na assistência à gestante e ao recém-nascido no momento do parto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Área Técnica de Saúde da Mulher e da Criança, promove de 02 a 05 de setembro capacitação para as parteiras tradicionais do Estado. O encontro acontece das 08 às 12h e das 14h às 18h, no Hotel Turim, em Palmas, e será ministrado pela enfermeira e coordenadora do Grupo Curumim, de Pernambuco, Paula Viana. 

O evento tem parceria com o Ministério da Saúde (MS), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Grupo Curumim.

Dentre as atividades desenvolvidas no curso estão como usar os kits da Rede Cegonha composto de 35 itens (toalha, capa de chuva, fralda, balança pediátrica, estetoscópio, etc.) que serão distribuídos as parteiras para melhoria dos serviços prestados à gestante e ao recém-nascido no momento do parto. 

A ação faz parte do Projeto “Situação do Parto Domiciliar no Tocantins: cadastramento, capacitação e inclusão de parteiras tradicionais no Sistema Único de Saúde (SUS)”, que tem o objetivo de cadastrar e qualificar parteiras tradicionais e identificar a situação da assistência ao parto domiciliar no Estado, além de apoiar o trabalho e assegurar melhoria na assistência à saúde da mulher e da criança e contribuir para a redução da morbimortalidade materna e perinatal. 

Workshop para gestores

Um workshop para gestores de saúde do Tocantins será realizado nesta terça-feira, 02, no Hotel Turim na Capital, com o intuito de sensibilizá-los sobre o trabalho desenvolvido pelas parteiras tradicionais e sua importância para o SUS. (Ascom Sesau)