Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas e a Foz|Saneatins iniciam nesta quinta-feira, 18, a operação de um novo reservatório de água que tem capacidade de reservar 2 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer cerca de 15 mil habitantes. A inauguração será às 16 horas, na sede da Foz|Saneatins (312 Sul, Av LO 5) e contará com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, entre outras autoridades.

A implantação tem como objetivo reforçar o abastecimento na região central da cidade, que passa por um acelerado processo de crescimento e verticalização. Adicionalmente, diversos pontos do Plano Diretor que passaram a ser habitados – ou ainda que receberam prédios e condomínios – também tiveram suas redes redimensionadas, aumentando o volume de água disponível e as pressões no abastecimento.

“É uma melhoria importantíssima para a Capital em termos de abastecimento. Ampliar a capacidade de água tratada para os moradores é fundamental, e significa melhoria na qualidade de vida também”, ressalta o prefeito Carlos Amastha.

“Com o serviço de tratamento e distribuição de água praticamente universalizado na Capital, nossos esforços se concentram em melhorias e modernizações, além da preparação do sistema para o grande crescimento populacional esperado para os próximos anos”, explica o Diretor de Concessões da Foz|Saneatins, Pablo Andreão.

Em 2014, 12 quilômetros de redes e adutoras foram implantadas com o intuito de garantir a pressurização adequada, adaptar áreas que passaram por adensamentos e de reduzir perdas na distribuição.

No Plano Diretor, além da região central, os investimentos beneficiarão principalmente a Vila União, onde cerca de 17 mil pessoas recebem água de qualidade em tempo integral. A Região Sul também recebeu melhorias em seu sistema: nas últimas semanas, extensões e redimensionamentos de rede, além de uma nova bomba que permitiu o atendimento adequado da parte baixa do Aureny III, conferiram maior conforto no abastecimento de 25 mil habitantes. (Secom Palmas)