Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Antônio Gonçalves

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural está dando prosseguimento a distribuição de calcário aos agricultores rurais. O projeto é voltado para atender todas as famílias de pequenos produtores que fazem parte de comunidades e assentamentos rurais, as hortas urbanas e comunitárias também estão sendo beneficiadas com a doação. 

Ao todo só na zona rural da Capital serão atendidas cerca de 500 famílias, o projeto objetiva orientar os produtores quanto a forma de planejamento quanto ao próximo período chuvoso com melhor aproveitamento das áreas para o cultivo de suprimento que vai garantir a alimentação, principalmente, aos pequenos animais como: suínos e aves que demandam milho ou sorgo na dieta alimentar. 

Mas para isso o produtor tem que se antecipar neste período próximo à estação chuvosa para obter sucesso nas cultivares, seja grão ou hortaliças. Segundo o secretário Roberto Sahium, esta ação é importante porque vai viabilizar as atividades no campo. “Com o suprimento estocado os produtores vão poder manter a alimentação dos animais, sem que precise desembolsar para comprar alimento no próximo período crítico da estiagem quando alimento se torna escasso e mais caro”, disse Sahium. 

Para ser beneficiado o produtor deve elaborar ou solicitar um projeto contendo as intenções das atividades na propriedade, o tamanho da área e o tipo de cultivo que pretende desenvolver. O projeto deve ser entregue na Seder onde será acionado um profissional para a coleta de amostragem e análise do solo, onde receberá o receituário agronômico com as orientações necessárias.

Benefícios

A agricultura moderna exige produtividade, eficiência e qualidade. Por isso, a necessidade da aplicação do calcário agrícola de percebida e superior qualidade, que forneça quantidades adequadas de carbonatos de cálcio e magnésio, para corrigir a acidez dos solos.

O calcário agrícola evita a absorção de toxinas, fornece macro-nutrientes e potencializa o efeito dos fertilizantes. Assim, o produtor revitaliza a terra, obtendo uma maior produtividade e competitividade, com o devido respeito ao meio ambiente. (Secom Palmas)