Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Ascom Sesc

Foto: Ascom Sesc

Os moradores de Gurupi já começaram a ser atendidos pela unidade móvel OdontoSesc nesta terça-feira, dia 23. A previsão é que sejam realizados cerca de três mil atendimentos gratuitos. A carreta está na Praça Santo Antônio, entre as avenidas Goiás e Maranhão e ficará na cidade até o dia 16 de dezembro. 

Na abertura dos atendimentos, que aconteceu na manhã desta terça-feira, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac e Instituto Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, reforçou a importância do apoio da prefeitura de Gurupi para a execução dos procedimentos. “Esta parceria é interessante porque a prefeitura tem bons profissionais e nós a estrutura da carreta, com quatro gabinetes odontológicos e equipamentos de última geração”, explicou o presidente.

Já o prefeito da cidade, Laurez Moreira, comentou a questão social da parceria: “Nós sabemos que a saúde bucal preventiva tem um custo muito menor e é isso que nós temos que fazer: dar condições para que todos os moradores de Gurupi tenham acesso ao tratamento odontológico. Assim, nossa população poderá ter uma autoestima maior e saber a importância do trabalho que estamos fazendo agora em parceria com o Sesc”. A abertura oficial da unidade contou com a participação de autoridades locais e de membros da diretoria do Sistema Fecomércio. 

Números 

A previsão de atendimentos para a cidade de Gurupi apresenta um quadro bem amplo. De acordo com a odontóloga responsável pela unidade, Juliana Afonso, estima-se atender aproximadamente 60 pessoas por dia. “Assim, teremos cerca de 300 atendimentos por semana, além das urgências. No total, pretendemos realizar 3 mil atendimentos, 380 tratamentos bucais concluídos e quase 10 mil procedimentos”, explicou. 

O OdontoSesc vai realizar diversos serviços para a comunidade, como limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações, radiografias, orientações sobre higiene bucal, além de palestras socioeducativas em escolas municipais. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, em horário comercial. (Ascom Sesc)