Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Antonio Gonçalves

O segundo mutirão de Saúde da Mulher promovido pela Secretaria Municipal da Saúde acontece nesta quarta-feira, 24, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), com o atendimento das 7 às 17 horas. A abertura do evento aconteceu na USF de Taquari, que estima receber cerca de 80 a 100 atendimentos nessa ação de prevenção.

Serão oferecidos ao público exames de Prevenção de Câncer de Color Uterino (PCCU), conhecido também como Papanicolau, e exames clínicos de mamas, testes rápidos de HIV e Sífilis, encaminhamentos para realização mamografia preventiva para mulheres acima de 45 anos, avaliação antropométrica com a Nutricionista e também atendimento odontológico.

O objetivo é alertar as mulheres sobre a importância da realização dos exames preventivos e uma preparação para o Outubro Rosa, que é um mês totalmente direcionado a Saúde da Mulher.

Esta é a segunda etapa do mutirão, as próximas serão realizadas nos dias 02 e 21 de outubro.  ​

Segundo a usuária da rede, Maria do Socorro, de 27 anos, “é extremamente importante a realização desses exames preventivos e orientação para cada mulher, principalmente em relação a prevenção do câncer de mama. Eu sempre faço exames preventivos anualmente”.

Além dos serviços de atendimento, a equipe disponibiliza atividades educativas e palestras de prevenção. Foram realizadas palestras de orientação e prevenção do câncer de mama e colo do útero, a importância da alimentação saudável, realização de atividade física com relaxamento com o fisioterapeuta, orientação sobre amamentação a importância do acompanhamento no início e durante a gravidez.

“Com a intensificação de informação e avisos à população feminina do Taquari, estima-se um maior atendimento ao público nessa segunda etapa do mutirão, visto também que as mulheres têm se mostrado bastante interessadas e preocupadas com a prevenção”, informa o enfermeiro da Unidade, Rômulo Brasileiro de Sousa. (Secom Palmas)