Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizará três importantes eventos nos próximos dias. Na terça-feira, dia 30, ocorrerá o Dia Técnico de Fruticultura, no Projeto Manuel Alves, em Dianópolis, a 320 km de Palmas. Com o objetivo de abordar aspectos que envolvem a cultura da banana, além de dar apoio técnico aos produtores localizados nos perímetros irrigados, o evento também será realizado no dia 02 de setembro, no auditório da Seagro, inserindo temas voltados para a cultura do coco, com visita técnica ao projeto São João. Já na sexta-feira, dia 03, será realizada Reunião Técnica do Abacaxizeiro, em Miracema.

Segundo o engenheiro agrônomo e supervisor de Fruticultura e Tubérculos da Seagro, Anderson Pereira, a Secretaria realiza eventos para este segmento pensando principalmente em favorecer o produtor rural. “O Tocantins possui condições de clima e solo ideais para o cultivo de frutíferas. Pensando nisso, o Governo do Estado promove estas capacitações para que o produtor tenha melhores condições em produção, além de poder conhecer novas alternativas para prevenir e eliminar o ataque de doenças, pragas e problemas técnicos”, explica Pereira.

Dentre as principais apresentações, palestras com temas relacionados à produção de banana, manejo, nutrição e prevenção de pragas na plantação serão destacadas durante as ocasiões. Os eventos serão realizados pela Seagro, em parceria com a Embrapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), além do apoio da empresa Fahma.

Programação Dia 02/10

8h às 9h30 – Inscrições e Abertura

8h30 às 9h30 – Palestra: “Produção Integrada de banana e manejo integrado de pragas” Palestrante: Dr. Aristóteles Pires de Matos – Embrapa

9h30 às 9h40 – Coffee Break

9h40 às 11h15 - Palestra: “Manejo integrado de doenças e nutrição de bananeira” Palestrante: Zilton José Maciel Cordeiro – Embrapa

11h15 às 12h - Palestra: “Implantação e manejo da cultura do coco da Bahia” Palestrante: Milene Magalhães – Ruraltins

14h30 – Visita Técnica ao perímetro irrigado São João (Ascom Seagro)