Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Com a medalha no peito, os 14 judocas campeões dos Jets comemoram a conquista

Com a medalha no peito, os 14 judocas campeões dos Jets comemoram a conquista Foto: Marcus Mesquita

Foto: Marcus Mesquita Com a medalha no peito, os 14 judocas campeões dos Jets comemoram a conquista Com a medalha no peito, os 14 judocas campeões dos Jets comemoram a conquista

As finais estaduais dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets) neste sábado, 27, garantiram vaga para 14 judocas defenderem o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), a serem disputados em João Pessoa, Paraíba, entre os dias 6 e 15 de novembro. Única modalidade individual dos Jets que não havia definido os representantes para a fase nacional, o judô contou, somando os naipes feminino e masculino, com 48 competidores inscritos.

Aluna-atleta do Colégio Estadual Dom Alano, de Palmas, Luana Cândido foi a campeã no peso meio-leve (-44 kg) e disse estar preparada para conquistar uma medalha nos JEJ. “Este é o meu terceiro ano nos Jets e a terceira vez que fui campeã. Em 2012, eu disputei os Jogos Escolares, mas não consegui medalhar. No ano seguinte, eu optei por ceder a minha vaga no nacional para disputar dois torneios no Canadá, onde fui campeã e conquistei outras medalhas. Já este ano, eu estou mais madura e experiente, até porque cheguei ao limite da idade dos Jogos (17 anos); por isto, eu estou muito confiante e espero encerrar a minha participação trazendo uma medalha para o Tocantins”, disse a judoca.

Além de Luana, outras cinco estudantes mulheres foram confirmadas para representar o Tocantins no nacional, nas categorias Ligeiro, Meio-Leve, Leve, Meio-Médio, Médio e Meio-Pesado. Entre os meninos, oito competem em novembro nos Jogos Escolares da Juventude. No masculino, o Tocantins defenderá o título nas categorias Super-Ligeiro, Ligeiro, Meio-Leve, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado e Pesado.

Confira a lista completa com os nomes dos representantes do Tocantins que irão disputar os JEJ em João Pessoa, na Paraíba.

- Feminino:

.Ligeiro (-44 kg), Karoline Nascimento Silva, do CEM Tiradentes, de Palmas

.Meio-leve ( -48), Luana Cândido, do Colégio Estadual do Alano, de Palmas

.Leve (-52), Yara Dias da Silva, ETI Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso

.Meio-médio (-57), Katiele Muniz, CEM Santa Rita de Cássia, de Palmas

.Médio (-63), Amanda Rodrigues de Oliveira, Escola Municipal Beatriz Rodrigues, de Palmas

.Meio-pesado (-70), Jheicy Hellen Lopes Cardoso, CEM Taquaralto, de Palmas

- Masculino:

.Super-ligeiro (-50), Carlos Eduardo Pereira, EGTI Rachel de Queiroz, de Palmas

.Ligeiro (-55), Mayons Niully Coelho Brito, CEM Tiradentes

.Meio-leve (-60), Douglas Lopes de Morais*, EGTI Rachel de Queiroz (*cedeu a vaga para o vice-campeão Laerte Mendes, do Colégio Estadual Dom Alano)

.Leve (-66), José Victor Oliveira Vilardo*, Colégio Dom Bosco, de Palmas (*cedeu a vaga para o vice-campeão Daniel Okabaiashi, do Colégio Dom Alano)

.Meio-médio (-73), Jhonny Aragão, Colégio Estadual Santa Rita de Cássia

.Médio (-81), Mateus Gomes Pereira, Colégio Dom Bosco

.Meio-pesado (-90), Thales Arthur de Pina, Colégio Dom Bosco

.Pesado (+ 90), Marcos Vinicios Siqueira, Colégio Estadual São José Operário, de Paraíso (Ascom Seduc)