Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Angélica Mendonça Antônio é pai de Carlos Daniel, que é portador de hemofilia e está em tratamento no Hemocentro de Palmas Antônio é pai de Carlos Daniel, que é portador de hemofilia e está em tratamento no Hemocentro de Palmas

O Governo do Estado oferece tratamento para portadores de hemofilia em Ambulatórios de Hematologia de Palmas e Araguaína. A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue e, no Tocantins, há 65 pacientes que são atendidos através dos ambulatórios nos dois maiores municípios do Estado.

Para compreender como se caracteriza a hemofilia, basta supor a ocorrência de um corte em alguma parte do corpo. Quando o corte acontece, o corpo começa a sangrar e as proteínas entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Antônio Pereira Marques é pai de Carlos Daniel Sousa Santos, de 7 anos, que é portador de hemofilia. “Descobrimos que ele tinha a doença ainda com um ano de idade. Como já tenho um filho portador da hemofilia, buscamos fazer os exames no Carlos Daniel para que ele pudesse ter tratamento o mais cedo possível no Hemocentro de Palmas, pois com o meu primeiro filho foi muito complicado até descobrir que era essa doença que ele tinha”, declara.

O estudante José Henrique Sousa Negri,  de18 anos, é portador da hemofilia e também faz o tratamento no Hemocentro de Palmas. Segundo relata, sua mãe suspeitou de que ele poderia ser hemofílico após ele tomar uma vacina e ficar sangrando. “Como tenho três tios com a doença, ela desconfiou que eu pudesse ser hemofílico e, com isso, buscou tratamento”, conta.

A oferta do serviço de saúde pelo governo do Estado é motivo de comemoração para o estudante. “No início foi difícil, pois o Estado não oferecia tratamento, mas agora eu venho da cidade de Dianópolis e faço o tratamento certinho em Palmas”, aponta.

Hemofilia

A hemofilia é uma doença genético-hereditária, que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente em pessoas do sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue; e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.

Entre os sintomas da hemofilia há os sangramentos internos, ou seja, locais que não se pode ver, como nos músculos. Podem também ser externos, na pele, provocado por algum machucado aparecendo manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva, etc.) também podem sangrar. Os sangramentos podem tanto surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

A coordenadora do Hemorrede do Tocantins, Heliane de Souza, conta que os pais devem procurar assistência médica se o filho apresentar sangramentos frequentes e desproporcionais ao tamanho do trauma; ou manchas roxas que apareçam no bebê. Ela explica como se dá o diagnóstico, que além dos sinais clínicos, é feito por meio de um exame de sangue que mede a dosagem do nível dos fatores VIII e IX de coagulação sanguínea.

Heliane ressalta que em episódios de sangramento os portadores de hemofilia devem receber tratamento o mais depressa possível para evitar as sequelas musculares e articulares causadas pela hemorragia.

Tratamento

Os ambulatórios tocantinenses oferecem tratamento aos portadores da hemofilia conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).  O tratamento oferecido consiste na profilaxia primária (procedimento preventivo indicado para pacientes com até três anos de idade), a profilaxia secundária (indicado para pacientes maiores de quatro anos de idade) e a Terapia de Indução de Imunotolerância (tratamento indicado para as pessoas com hemofilia A que desenvolveram o inibidor é a imunotolerância, que tem o objetivo de erradicar o inibidor). (ATN)