Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A representatividade por regiões na Assembleia Legislativa foi alterada com o resultado das eleições deste ano. A cidade de Porto Nacional, a 60 km de Palmas, elegeu sete deputados estaduais do município: Paulo Mourão (PT), Wanderlei Barbosa (SD), Valdemar Junior (PSD), Toinho Andrade (PSD), Cleiton Cardoso (PSL), Nilton Franco (PMDB) e Ricardo Ayres (PSB).

Da região Sul do Estado se elegeram apenas Mauro Carlesse e Eduardo do Dertins. De Paraíso apenas Osíres Damaso foi eleito e em Colinas a irmã do prefeito José Santana, Amália Santana conseguiu se reeleger com maioria de votos da cidade.

A capital Palmas elegeu Eduardo Siqueira Campos (PTB), o mais votado dentre os eleitos, Luana Ribeiro (PR), Eli Borges (Pros), Vilmar (SD) e José Roberto do PT. A segunda maior cidade do Estado, Araguaína, elegeu a ex-prefeita Valderez Castelo Branco (PP), Elenil da Penha (PMDB), Olintho Neto (PSDB) e Jorge Frederico do Solidariedade.

Bico

O Bico do papagaio, região formada por 25 cidades do Extremo norte do Estado, diminuiu a representatividade já que perdeu os deputados Manoel Queiroz (PPS), Raimundo Moreira (PSDB) e Iderval Silva (SD) elegendo apenas Amelio Cayres (SD),  José Bonifácio (PR) e Rocha Miranda (PMDB) que teve metade dos votos da cidade de Araguatins.

O deputado Amélio Cayres foi o mais votado da região e o 2º no geral. Amélio obteve 22.562 votos seguido por José Bonifácio com 14.866 votos e Rocha Miranda teve 11.401 votos.