Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Em Lajeado, animais bovinos fêmeas acima de 24 meses já estão passando pelo estudo

Em Lajeado, animais bovinos fêmeas acima de 24 meses já estão passando pelo estudo Foto: Ascom Adapec

Foto: Ascom Adapec Em Lajeado, animais bovinos fêmeas acima de 24 meses já estão passando pelo estudo Em Lajeado, animais bovinos fêmeas acima de 24 meses já estão passando pelo estudo

O Tocantins possui um rebanho de bovinos que soma mais de 8 milhões de cabeças de gado, o que coloca o Estado no  11º lugar no ranking nacional. O governo do Estado, visando uma expansão do setor e atendendo a uma preconização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está realizando estudo epidemiológico sobre brucelose e tuberculose no rebanho bovino.

Para a realização do estudo, está sendo feita a coleta de material e aplicação de soluções tuberculínicas em animais bovinos fêmeas acima de 24 meses. Nesta primeira etapa, serão contemplados os municípios de cinco regionais: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Taguatinga e Paraíso.

O trabalho das equipes técnicas responsáveis pelo inquérito se estenderá para todos os municípios do Estado, totalizando 750 propriedades, sendo que 7.186 animais serão testados para o estudo da brucelose e 13.381 animais para a tuberculose. O estudo realizado no Tocantins segue os critérios estabelecidos pelo Mapa, por isso, é de grande importância à colaboração dos produtores rurais que obtiveram suas propriedades selecionadas para este estudo.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Regina Barbosa, a ação possibilitará a elaboração de um plano de controle das duas zoonoses. “Através desse estudo, definimos melhores ações e procedimentos para controlar essas doenças, pois teremos mapeado as áreas de risco e com mais prevalência da brucelose e da tuberculose”, disse.

Um estudo semelhante referente à brucelose já foi realizado em 2002, quando foram coletadas amostras de 10 a 15 vacas com idade superior a dois anos, em 1.842 propriedades. Na ocasião, foram obtidos 20.908 soros. “Os resultados mostraram que a prevalência da brucelose por animal, no Estado, está dentro da média nacional”. Em 2010 o estudo foi realizado somente na microrregião de Araguaína, onde se concentra a maior produção do Estado.

Movimentação Bovina

 O cuidado com a saúde dos bovinos é de fundamental importância para o trânsito dos animais. “Hoje o nosso controle da incidência de animais com tuberculose e brucelose está mais firmado na movimentação, e principalmente dos que estão em fase de reprodução são exigido exames. Cobramos exames negativos, orientamos que os produtores só adquiram animais testados e também há a obrigatoriedade da vacina contra a brucelose”, destacou.   

Em 2013, a movimentação de bovinos registrou um aumento de 12%, se comparada ao ano anterior, passando de 5,5 milhões de animais transportados para 6,4 milhões. De acordo com a Adapec, 65% do transporte ocorreu entre as propriedades rurais, 26% da destinação foi para o abate e 9,5% para outras finalidades como leilões, esportes, reprodução e engorda. A Emissão de Guia de Transporte Animal (GTA) passou de 210 mil em 2012, para 236 mil, em 2013. (ATN)