Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, abriu vestibular para vagas em cursos de licenciatura e bacharelado da UAB – Universidade Aberta do Brasil, em diversas áreas, na modalidade EaD – Ensino a Distância.

São oferecidas 781 vagas para licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia; além de bacharelado em Administração Pública. Os cursos são distribuídos nos Polos de Educação a Distância dos municípios de Alvorada, Ananás, Araguatins, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Mateiros, Nova Olinda, Palmas, Porto Nacional e Taguatinga. Os polos são mantidos pelo governo do Estado, por meio da Sedecti. Parte do total de vagas será destinado ao sistema de cotas para alunos de baixa renda, oriundos de escola pública, afrodescendentes e indígenas.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 10 de outubro a 04 de novembro pela internet, no site da Copese – Comissão Permanente de Seleção da UFT, www.copese.uft.edu.br. A taxa de inscrição será de R$ 95,00 e os candidatos inscritos no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do governo Federal poderão ser isentados da taxa mediante preenchimento de ficha a ser avaliada.

Os interessados na seleção precisam ser portadores de Certificado de Conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente). A seleção será feita por meio de análise de currículo e o resultado final do certame deve ser divulgado no dia 16 de dezembro.

UAB

Com o objetivo de incentivar a formação de professores nas redes públicas, com oferta de licenciaturas para o exercício da função, o sistema UAB – Universidade Aberta do Brasil visa ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público e gratuito por meio de cursos de graduação à distância.

No Tocantins, os polos de EaD que possuem cursos da UAB servem como apoio para a realização de atividades obrigatórias dos cursos que requerem a presença do aluno, como laboratórios, tutorias e avaliações. (Ascom Sedect)