Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O dia 28 de outubro é dedicado ao servidor público, uma data comemorativa de especial significado no calendário do Poder Judiciário. Nesse mês diversas atividades estão sendo realizadas no Tribunal de Justiça e em diversas comarcas. Nesta segunda-feira (13/10), a presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, abriu a programação na Comarca de Gurupi, Sul do Estado.

“Nós, servidores do Judiciário devemos ter orgulho de integrar este Poder. Temos nos destacado nacionalmente em diferentes aspectos e isso é fruto do comprometimento e dedicação de cada um de vocês”, afirmou a desembargadora ao iniciar o evento.

A presidente do TJTO ainda fez um balanço das conquistas da Justiça do Tocantins. Sobre a digitalização, relembrou que as comarcas de 1ª entrância já são 100% digitais e de 2ª entrância mais de 90% já atuam virtualmente de forma integral. A magistrada também ressaltou o desenvolvimento do projeto de Gestão de Pessoas por Competências e a entrega dos novos fóruns por meio da valorização do 1º grau de jurisdição.

“Garantir estruturação por meio de novas sedes, da integral digitalização dos processos físicos remanescentes, e por um modelo avançado de gestão de pessoas, é uma forma de valorizar o 1º grau e os seus servidores. Uma vez que vocês são molas propulsoras do Judiciário”, disse ainda a desembargadora Ângela Prudente.   

O diretor do Foro, juiz Roniclay Alves de Morais agradeceu o empenho da presidente ao olhar sensivelmente para o 1º grau. “A presidente Ângela tem feito uma gestão participativa e valorizando a 1ª instância. Agradecemos a atenção especial”.   

O magistrado também parabenizou os servidores. “Gurupi é uma Comarca altamente privilegiada com os servidores, pessoas comprometidas e dedicadas e temos certeza que esse projeto Gestão por Competências vai trazer a valorização que todos merecem”, disse.

Liga de Combate ao Câncer

Na oportunidade, uma parceria foi firmada entre o Poder Judiciário e a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer. Um termo de cooperação técnica assinado pela presidente do Tribunal de Justiça e pela presidente da Liga, Elaize Fonseca de Arruda Presbítero. Com a parceria magistradas e servidoras e dependentes do Judiciário terão atendimento e acompanhamento de exames preventivos e assistência aos portadores de câncer, nas dependências da Liga ou outro local indicado, assegurando a prevenção da doença e preservação da saúde da mulher.

“A saúde e bem estar dos magistrados, servidores e seus familiares são prioridades para o Judiciário. Essa parceria é de extrema importância para nós”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente. A presidente da Liga também reforçou a relevância do termo de cooperação. “O foco da Liga é a prevenção, parcerias como essa incentivam e alertam para o cuidado com a saúde da mulher”.

O Tribunal de Justiça abraçou a causa de prevenção e combate ao câncer e  aderiu à campanha Outubro Rosa. Durante todo o dia a Liga realizou exames preventivos em servidoras e dependentes da Comarca de Gurupi.   

Programação

Além dos exames preventivos disponibilizados pela Liga Feminina, ainda serão realizados na Comarca, nesta terça e quarta-feira (14 e15/10) duas edições da Oficina Interativa, sempre a partir das 9h. Também na quarta, será realizada a imunização de servidores contra a gripe (H1N1) e atualização de esquema vacinal. Entre os dias 20 a 22 de outubro a programação se repete na Comarca de Araguaína. Palestras, Oficinas, ações relacionadas ao cuidado com a saúde fazem parte da programação, desenvolvida pela Diretoria de Gestão de Pessoas. (Ascom TJ)