Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A Agência de Defesa Agropecuária - Adapec participa nos dias 14 e 15 de outubro, em Belo Horizonte-MG, de uma reunião promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O encontro é para tratar de ações visando o reconhecimento internacional de zona livre de peste suína clássica pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Segundo a Diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, Leila Pessoa, o reconhecimento internacional de zona livre de peste suína clássica traz repercussão no comércio de suínos. “O reconhecimento garante a abertura de novos mercados, incentiva à produção de suínos e é um atrativo para que novas indústrias se estabeleçam dentro do Estado” disse. 

A Adapec será representada pela responsável técnica do Programa Estadual de Sanidade de Suídeos (PNSS), Jakeline Almeida Lemos Vernier. Participarão da reunião os órgãos de defesa sanitária animal, que em conjunto com representantes das Superintendências Federais e Agências Agropecuárias Estaduais apresentarão as ações relativas ao Programa Estadual de Sanidade Suídea.

Programa Nacional de Sanidade Suídea

As atividades do Programa Nacional de Sanidade Suídea (PNSS) têm como objetivo a coordenação, normatização e o suporte das ações de defesa sanitária animal referentes à suinocultura nacional, visando preservar a sanidade do rebanho suídeo brasileiro.