Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), como Coordenadora do Grupo Gestor do Plano ABC/TO (Agricultura de Baixo Carbono), se reunirá com 22 instituições integrantes do grupo para apresentar o projeto ABC Cerrado Tocantins. Na reunião serão apresentadas as ações do projeto em nível regional e nacional. O encontro acontece nesta quinta-feira, 16, às 14 horas, no gabinete da Seagro, em Palmas. 

Na ocasião, o coordenador do grupo gestor no Tocantins, Fernando Garcia fará uma explanação das atividades desenvolvidas do Plano ABC no Estado desde 2010. Já a Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Marzal, apresentará o projeto ABC Cerrado em âmbito nacional.

Projeto ABC Cerrado

Na oportunidade, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/TO), apresentam o projeto ABC Cerrado Tocantins, sendo mais uma nova ação do plano ABC para ser implantado em nove estados do bioma cerrado.  

A intenção do projeto ABC Cerrado é atender os oito estados do Bioma Cerrado (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí e Minas Gerais) e o Distrito Federal, num período de três anos, com a promoção de quatro processos tecnológicos: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema de plantio direto e florestas plantadas.

O projeto prevê a realização de seminários de sensibilização e divulgação nos estados participantes, monitoramento, capacitação tecnológica de produtores e gerentes de propriedades e instrutores, além de treinamento dos técnicos que atuarão na assessoria em campo para os produtores. A expectativa é que as primeiras ações práticas aconteçam em 2015. (Ascom Seagro)