Estado

Foto: Márcio Vieira

O primeiro Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) está realizando pesquisa sobre posturas preventivas ou omissivas adotadas por proprietários de motocicletas moradores do plano diretor da capital. O objetivo da pesquisa é apontar o perfil desses proprietários, suas posturas, bem como se têm conhecimento sobre dispositivos de segurança e, com base nisso, esquematizar ações para levar informação, conscientização e assim reduzir os índices criminais.

A meta estipulada pelo 1º BPM é que 2 mil proprietários de motocicletas moradores no plano diretor de Palmas possam responder ao formulário. Conforme dados de 2013 do Ministério das Cidades disponíveis no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Palmas tinha 53.168 motocicletas ou motonetas naquele ano. O número correspondia a 36,78% da frota da cidade.

O primeiro-tenente Gleidison Carvalho conta quais foram os motivos que levaram o batalhão a propor a pesquisa. “A necessidade se deu em vista aos números de furtos e roubos de veículo automotor no plano diretor da Capital. Com isso, houve a necessidade de entender qual é a postura por parte do proprietário de motocicleta”, pontuou. De acordo com ocorrências registradas na Polícia Militar, 196 motos foram furtadas, no período de janeiro a outubro deste ano.

Para o mototaxista Raglebio Teixeira, a pesquisa é importante no sentido de promover junto aos motociclistas um comportamento de cuidado preventivo. “É importante a Polícia Militar explicar para a sociedade a importância de cuidar da sua moto, pois muitos motociclistas não trancam e estacionam em qualquer lugar”, pontuou.

O chaveiro Edgar Oliveira Queiroz relata que muitas pessoas esquecem a chave na ignição das motocicletas. “Muitos estacionam a moto perto da minha loja e, por muitas vezes, a chave está na moto, facilitando os furtos. A população deve cuidar melhor dos seus veículos. Eu, por exemplo, uso três travas na minha moto, mas a maioria das pessoas deixa destrancada”, reforçou.

Para participar da pesquisa basta acessar o link https://docs.google.com/forms/d/1SW5ZRGe8634hqTd2LSDwBWhIPrCov3KF7RrwoMyqyso/viewform?usp=send_form (ATN)