Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Como parte da programação da SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Tocantins, o governo do Estado por meio da Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação entrega nesta quinta-feira, 16, para a Unitins – Fundação Universidade do Tocantins as obras de revitalização do Centro de Pesquisas de Peixes Nativos da universidade, de um caminhão e de equipamentos de informática e pesquisa.

Com investimentos de R$ 96 mil, o Centro de Pesquisa de Peixes recebeu pintura nova, reforma do piso e do telhado, manutenção da rede elétrica, hidráulica de poço artesiano, além de tela de proteção na área de serviço. O local será utilizado para as aulas práticas dos cursos de ciências agrárias e para suporte de pesquisas na área de piscicultura.

Segundo o pesquisador Lucas Noe depois de um incêndio, ocorrido no ano 2008, o centro vinha sendo usado de forma parcial. “Agora, com a revitalização, ganham os alunos, os pesquisadores e a própria Unitins, que terá um espaço melhor para a realização de pesquisas e atividades práticas” explica.

Estruturante

Num total de R$ 260 mil, as entregas de obras e equipamentos fazem parte do Programa Projetos Estruturantes, que tem o objetivo de estruturar e equipar as instituições de pesquisas do Estado. O programa é desenvolvido pela Sedecti em parceria com a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Tocantins este projeto contempla a UFT – Universidade Federal do Tocantins, Unitins – Fundação Universidade do Tocantins e o Centro Universitário UnirG.

Parceiros

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre os dias 13 e 19 de outubro e está na 11ª edição. Este ano o tema é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. O evento, que acontece em todo País, é coordenado pelo MCTI – Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. No Tocantins, a semana é realizada pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; pelo CDE – Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado; e pelo Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. São parceiros do evento: Unitins – Fundação Universidade do Tocantins; Ceulp/Ulbra – Centro Universitário Luterano de Palmas; IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e ETSus – Escola Técnica do Sistema Único de Saúde; UFT – Universidade Federal do Tocantins e Banco do Brasil. (Ascom Sedecti)