Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Começou nesta quinta-feira, 16, pela manhã, um curso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), que está discutindo a aplicação de tecnologias e manejo de produtos orgânicos voltados para os produtores que utilizam espaços na área urbana e fazem uso de práticas agrícolas para a produção de hortaliças, legumes e ervas. Ao todo, são cerca de 30 participantes que recebem aulas teóricas e práticas sobre a melhor forma de aproveitar os espaços com uma produção de qualidade.

Na abertura do encontro, foram apresentadas noções sobre hortas comunitárias bem como as principais olerícolas cultivadas na região, custo de produção e produção de mudas e as formas de combate das pragas, doenças e plantas invasoras. Também discutiram-se temas como "Os cuidados pós-colheita" e "Os aspectos econômicos para a obtenção de resultados financeiros para uma atividade comercial". 

Nesta sexta, 17, das 14 às 17 horas, os o produtores vão participar de uma aula prática na horta comunitária da quadra 1106 Sul próximo à feira coberta.  

Mais chances

A busca pelo equilíbrio ambiental na produção de alimentos vem se tornando cada vez mais frequente. Com isso, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, os produtores que aderirem a essa prática têm mais chances na conquista de mais espaço no mercado consumidor, atraindo um público que se preocupa em ter uma alimentação saudável, consumindo produtos nutritivos e isentos de agrotóxico. 

Ainda de acordo com Sahium a agricultura urbana vem crescendo muito no Brasil, de uma forma geral, e Palmas e o Estado do Tocantins já fazem isso há muitos anos com o quintal verde, com bastante sucesso.

"E tudo isso faz parte desse mundo que a gente chama de horta ou agricultura urbana. Então com este procedimento o Brasil oferece uma oportunidade, inclusive social, de recreação, pedagógica, que é fazer as hortas nos perímetros urbanos e a gente precisa preparar essas pessoas que estão no meio de uma sociedade próxima e grande consumidora e por isso que a agricultura orgânica tem que ser praticada com saída de produtos de qualidade sem o uso de agrotóxicos”, disse o Secretário.

Saiba mais

A agricultura urbana é uma prática de culturas agrícolas (por exemplo, horticultura, silvicultura) em torno de áreas urbanas. A terra utilizada pode ser privada, pública ou residencial - varandas, paredes ou telhados de edifícios públicos, ruas e bosques ou margens de rios.

A agricultura urbana é feita para as atividades de produção de alimentos e contribui para a segurança alimentar e soberania alimentar de duas maneiras: aumentando a quantidade de alimentos disponíveis para os habitantes das cidades e oferecendo produtos frescos aos consumidores urbanos. (Secom Palmas)