Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começou em Palmas/TO nesta última segunda, 20, e vai até amanhã quarta, 22, o terceiro módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede. Com ele, a Embrapa Pesca e Aquicultura fecha esta capacitação, que vem atendendo, desde agosto, técnicos de várias cidades do Tocantins.

Além da capacitação no sistema de tanque-rede, há uma no sistema de viveiros escavados, cujo terceiro e último módulo está marcado para novembro em Araguaína, no Norte do Estado. Ambas as capacitações fazem parte do projeto Peixe Mais, de transferência de tecnologia em cultivo de tambaqui.

A coordenadora da capacitação em tanque-rede é Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa. Segundo ela, "além do espaço de capacitação propriamente dita, tem sido uma convivência rica em troca de experiências e compartilhamento de situações vividas previamente, já que no Tocantins as experiências em tanque-rede ainda são escassas. Isso tem sido muito interessante".

Sobre a contribuição que a Embrapa tem dado ao oferecer as capacitações do Peixe Mais, Hellen diz que "é preparar os técnicos para estarem presentes de uma forma efetiva a campo, apoiando o início desta atividade, que, por ser nova no estado, certamente suscitará muitas dúvidas e entraves no início. Ter técnicos preparados e com uma gama variada de conhecimentos adquiridos será fundamental para dar segurança aos produtores dos novos empreendimentos e colaborar com o sucesso das pisciculturas, principalmente nos parques aquícolas do lago".

Programação

Há uma parte teórica (na segunda e na terça) e uma parte prática (na quarta). Serão tratados temas como biometria e manejo alimentar, bem-estar em peixes e processamento tecnológico de pescado nos dois primeiros dias. No último, manejo alimentar (na parte da manhã) e boas práticas de despesca (à tarde) são os temas. Os instrutores deste dia serão Giovanni Vitti Moro, pesquisador da Embrapa, e Tácito Bezerra, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

Confira a programação completa clicando aqui. O Peixe Mais é patrocinado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e tem parcerias locais no Tocantins.