Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Sintras reuniu com representantes da Prefeitura de Palmas na última semana para iniciar discussão sobre as demandas de servidores da saúde assim como a posse dos Técnicos em Radiologia aprovados no último concurso, reformulação do PCCV e carga horária de 30h para os Técnicos de Laboratório.

Reunidos com o secretário José Roberto Torres Gomes, a secretária executiva Elizabete de Calvo Manzano e o Superintendente de Recursos Humanos, Wanderson Ricardo Mendes, a diretoria do Sintras solicitou que fosse convocado os técnicos de radiologia aprovados no último concurso da saúde realizado no ano passado.

Conforme o edital nº 01/2013 de 10 de dezembro, do concurso realizado pela Prefeitura, ofertava apenas três vagas para os técnicos em radiologia, mas nenhuma para posse imediata, sendo que na realidade há necessidade de se contratar profissionais de radiologia para execução dos serviços, segundo o Sintras. 

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, diz que é mais viável dar posse aos aprovados no concurso público para suprir as demandas do setor respeitando a Legislação do SUS e não terceirizando o serviço. “Considerando que não existe um radiologista efetivo no quadro da prefeitura e conforme o SUS para ter um atendimento pleno nas unidades de saúde é necessário um total de no mínimo 10 profissionais Técnicos em Radiologia, portanto a prefeitura deveria dar posse aos aprovados do concurso”, ressalta Manoel.

PCCR

Quanto à reformulação da Lei nº 1.417 de 29 de dezembro de 2005, que institui o PCCV Miranda diz que uma das necessidades é refazer alguns pontos da redação para um melhor entendimento.

“A reformulação com alteração da redação é para um melhor entendimento e assim garantir o direito dos servidores como a regulamentação da insalubridade”, diz Miranda.

Técnicos de Laboratório

Da carga horária de 30h em nível de igualdade os Técnicos de Laboratório com outros profissionais que já seguem essa carga horária. “Verificamos que a lei contempla algumas categorias com carga horária de 30h semanais, ficando exclusos os Técnicos de Laboratório que cumprem 40h semanais, a reivindicação destes profissionais possam cumprir igualmente a mesma carga horária”, frisa o presidente.

Também participou da reunião o diretor secretário do Sintras Domingos Rodrigues da Silva. Para oficializar as reivindicações, foi encaminhado a gestão municipal, um expediente na sexta-feira, 24, relatando todas essas reivindicações da categoria. (Ascom Sintras)