Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com atendimentos exclusivos às mulheres, acontece nesta próxima quinta-feira, 30, mais um mutirão de exames de Prevenção de Câncer de Colo Uterino (PCCU) e mamografia em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas. A ação da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) é alusiva ao “Outubro Rosa” destinado à saúde da mulher e à luta contra o câncer de mama, e a abertura do evento será na USF da 503 Norte, às 8 horas​.

Além do PCCU, conhecido também como Papanicolau, serão realizados também exames clínicos de mamas, testes rápidos de HIV e Sífilis, encaminhamentos para realização de mamografia preventiva para mulheres acima de 45 anos, avaliação antropométrica com a nutricionista e também atendimento odontológico. Os atendimentos nas Unidades acontecerão das 7 às 17 horas. 

As ações são promovidas pela Gerência de Vigilância Epidemiológica – Área Técnica DST/AIDS e Hepatites Virais em parceria com a Diretoria de Atenção Básica – Área Técnica Saúde da Mulher, junto com o Terceiro Mutirão de Saúde da Mulher.

Carreta da Mulher

Desde segunda-feira, 27, a Unidade Móvel “Saúde Cidadã, Saúde da Mulher”, conhecida também como Carreta da Mulher, está atendendo as mulheres do setor Taquari e segue no local até a próximo dia 31 de outubro.

A Carreta iniciou os atendimentos no dia 13 de outubro em Buritirana e depois foi a vez das mulheres de Taquaruçu. Os atendimentos que estavam previstos até 28 de novembro nas USFs de Palmas, foram suspensos no mês de novembro.

A previsão era que a Carreta percorresse também a USFs da quadra 503 Norte e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Taquaruçu Grande durante todo o mês de novembro, mas, sendo essas suspensas, os atendimentos serão feitos direto nas Unidades de Saúde. (Secom Palmas)