Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lucas Nascimento

Começam a embarcar nesta terça-feira, 4, para João Pessoa/ PB, os alunos atletas de 15 a 17 anos que vão representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude, de 6 a 15 de novembro. Antes de seguirem para a competição nacional, os estudantes intensificaram o treinamento em busca de um bom resultado.

Na Escola Estadual Juscelino KubitscheK, em Presidente Kennedy, a 206 km de Palmas, a equipe de futsal masculino, campeã dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets),  vem treinando todos os dias para garantir um lugar no pódio. “Por meio do projeto Formando Campões estamos desde o ano passado nos preparando para vencer as competições que participamos e estamos confiantes no resultado que vamos buscar nos Jogos Escolares de João Pessoa”, frisou o atleta Kayron Siebra Fernandes, de 16 anos.

O estudante William Roberto da Silva Shllenker, também atleta da Escola Juscelino Kubitschek, destacou que os preparativos da equipe vão além dos treinos físicos e táticos. “O treinador tem conversando bastante conosco, estamos tendo essa preparação psicológica, estamos motivados com a viagem, mas não esquecendo o foco que é jogar e bem”, ressaltou.

De acordo com o professor Daniel da Silva Alves, responsável pela preparação física da equipe de futsal feminino do Colégio Estadual Manoel Vicente de Sousa, de Augustinópolis, a 605 km da capital, o time está preparado para a competição e o bom desempenho das alunas é reflexo de um trabalho intensivo de treinos, além da experiência do grupo em outras competições nacionais. “Agora as alunas estão mais centradas nos jogos, na meta de trazer medalhas e de fazer bonito nas quadras, porque sabemos que alguns alunos são chamados para a seleção brasileira. Então, esta é uma ótima oportunidade para elas”, afirmou.

Ao todo, 109 estudantes vão participar dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) em João Pessoa. São 73 atletas representando o Estado nas modalidades coletivas e outros 36 nas provas individuais. O embarque da delegação tocantinense para as competições individuais será nesta terça-feira, 4, às 6h30. Para as modalidades coletivas, a saída dos atletas está marcada para o dia 9.

Escolas participantes

Participam da competição nacional, nas modalidades coletivas, a equipe feminina de Basquete do Colégio da Polícia Militar, a equipe masculina de Basquete do Colégio São Geraldo, o time feminino de Futsal do Colégio Estadual Manoel V. de Sousa, o time masculino de Futsal do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, a equipe feminina de Handebol do Colégio Estadual Buriti, a equipe masculina de Handebol do Colégio Tocantins, o time de Voleibol feminino do Colégio Dom Bosco e o time de Voleibol masculino do Colégio Estadual Guilherme Dourado.

Nas provas individuais, representam o Tocantins no Atletismo alunos do Colégio Estadual Leônidas G. Duarte, Colégio Estadual C. José F. de Azevedo, Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Rezende de Almeida, Colégio Cristo Rei e Escola Estadual David A. França. No Judô, participam da competição estudantes do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Colégio Estadual Dom Alano, CEM Diaconízio B. da Silva, CEM Tiradentes, Escola Municipal Beatriz R. da Silva, CEM Santa Rita de Cássia, Colégio Dom Bosco e Escola Estadual São José.

Já no Ciclismo, estão inscritos nos Jogos Escolares alunos da Escola Estadual Irineu A. Hendges e Colégio Estadual Raimundo A. Leão. Na Ginástica Rítmica, estudantes da Escola Municipal Anne Frank e Colégio Marista. No Tênis de Mesa, os representantes são do Colégio Marista, CEM Tiradentes e Instituto Federal do Tocantins (IFTO). No Xadrez, além do IFTO, também representam o Tocantins alunos do CEM Taquaralto. E no Vôlei de Praia, disputam o título os estudantes do Instituto Presbiteriano e Colégio Estadual São José. (Ascom Seduc)