Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Será iniciada no próximo sábado, 8, a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo. A abertura será na Unidade de Saúde (USF) do Setor Jardim Taquari, a partir das 8 horas.

O objetivo da Campanha é imunizar as crianças e manter o estado de eliminação da poliomielite no Brasil, evitando a disseminação dos casos de sarampo que têm ocorrido em alguns estados da região Nordeste desde 2013.

A campanha segue até dia 28 de novembro e, em Palmas, estima-se que sejam vacinadas 19.612 crianças a partir de 06 meses até menores de 05 anos, contra poliomielite, e 17.255 crianças a partir de 01 ano até menores de 05 anos, contra sarampo.

As vacinas estarão disponíveis nas USFs, para todas as crianças na faixa etária da campanha. "Queremos permanecer com a erradicação dessas doenças. Pedimos às mães para ficarem atentas e mesmo aquelas crianças, que já receberam a vacina anteriormente na rotina de imunização, deverão recebê-la novamente", explica Juliana Araújo, coordenadora da Central Municipal de Vacinas (Cemuv).

Faixa etária

A vacina contra poliomielite (paralisia infantil) está disponível para crianças a partir de seis meses até menores de cinco. Já o sarampo, a faixa etária é de um ano até menores de cinco anos.

"As ações de vacinação de rotina, bem como as campanhas anuais de vacinação, foram e continuam sendo estratégias importantes para a manutenção do estado de eliminação do vírus no Brasil", completa a coordenadora do Cemuv. (Secom Palmas)