Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, realizará nesta sexta-feira, 07 de novembro, às 9 horas da manhã, no Centro Agrotecnólogico de Palmas – Agrotins a vacinação de animais, marcando assim, o início oficial da segunda etapa da campanha contra febre aftosa no Tocantins que começou em todo Estado no dia 1º e segue até 30 de novembro.

De acordo com o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, a perspectiva é vacinar cerca de 4,5 milhões de animais nesta segunda etapa da campanha. “A Adapec continuará trabalhando nesta segunda etapa da campanha para vacinar todos bovídeos que estejam em idade vacinal, e por isso, conclamamos os produtores rurais do Tocantins para que continue dando sua parcela de contribuição, vacinando seus animais, permitindo assim que o Estado continue com o status de zona livre da aftosa,” disse o presidente.

Segundo o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, nesta etapa serão vacinados apenas os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade. Ele explicou que após a aquisição da vacina nas lojas agropecuárias, o produtor rural tem até 10 dias para vacinar e declarar a vacinação junto a um dos escritórios da Adapec, onde possui a ficha cadastral do rebanho, apresentando a carta-aviso e a nota fiscal da compra da vacina.

Quem deixar de vacinar os animais e de declarar a vacinação receberá multa no valor de R$ 5,32 por animal e mais R$ 127,69 por propriedade não declarada, além disso, ficará com sua ficha de movimentação do rebanho bloqueada, impedindo o transporte dos animais. (Ascom Adapec)