Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nilton Fukuda/Veja

Foto: Nilton Fukuda/Veja

Com 8,7 milhões de inscritos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 8 e 9 de novembro em 1,7 mil cidades brasileiras. 

Os estudantes que participarão do exame devem estar atentos com os documentos e materiais exigidos para a realização das provas e com condutas que podem implicar na sua eliminação do Enem. Confira abaixo o que é obrigatório levar, o que é permitido e o que é proibido fazer nos dias das provas.

O que levar nos dias das provas

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pela realização do Enem, nos dois dias do exame, cada participante deverá portar, obrigatoriamente, uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta.

Além do cartão de confirmação da inscrição, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, como:

- Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;

- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;

- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade;

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;

- Certificado de Dispensa de Incorporação;

- Certificado de Reservista;

- Passaporte;

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;

- Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Em caso de perda, extravio, furto ou roubo de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Como o tempo de realização da prova é extenso, recomenda-se que os inscritos levem uma garrafa com água e alimentos como bolachas e chocolates, em embalagens fechadas.

O que evitar para não ser eliminado do Enem

Algumas condutas podem eliminar o participante da realização do exame. Veja quais são elas:

- realizar qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas;

- receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame ou de outro participante;

- portar armas de qualquer espécie, ainda que detenha autorização para o respectivo porte;

- portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;

- utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;

- ausentar-se em definitivo da sala de provas antes de decorridas 2 (duas) horas do início da aplicação.

Além de ser o principal instrumento de avaliação da qualidade do Ensino Médio, o exame é cada vez mais utilizado como forma de ingresso em instituições públicas e privadas de ensino superior e de ensino técnico.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação, ao longo de dois dias. 

Dia 8/11/2014 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Tempo para a prova: 4h30.

Dia 9/11/2014 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias - Tempo para a prova: 5h30. (EBC)