Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Valério Zelaya

Mais de 100 jovens de Taquari e região Sul de Palmas estão sendo inseridos no mercado de trabalho, por meio da segunda etapa do Programa Jovem Empreendedor, que é uma parceria entre Prefeitura de Palmas e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). A segunda etapa do projeto também está sendo desenvolvida na Escola Estadual Maria Dos Reis Alves Barros, onde os alunos do Eja foram selecionados.

A assinatura dos contratos para a inserção dos mesmos foi realizada na noite de quarta-feira, 05, com a presença dos familiares dos  beneficiados, do prefeito Carlos Amastha, da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Cleide Brandão, do presidente da Renapsi, Lucas Meira; da secretária da Escola, Silmara Siqueira; e da primeira dama Glô Amastha.

Primeiro emprego

O prefeito Carlos Amastha fez uma breve palestra para os adolescentes, destacando o sucesso da primeira etapa do programa, que já beneficiou 150 jovens, que, assim como eles, terão a oportunidade do primeiro emprego. “Nossa intenção é chegar a mil jovens empreendedores”, revelou Amastha,  pedindo dedicação dos beneficiados, uma vez que o sucesso do Programa, como tem acontecido, depende exclusivamente deles. 

Para o Prefeito, o Programa é de extrema importância, pois abre uma porta para o desenvolvimento do jovem. “Evitando que ele fique exposto a drogas, além de combatermos a evasão escolar, atuarmos  na prevenção da violência e na geração de emprego e renda”, enfatizou.

De acordo com a secretária da Sedem, as aulas têm início nesta quinta, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do setor Jardim Taquari, sendo que a capacitação ocorrerá no período de uma semana, em seguida, os jovens serão encaminhados para atividades práticas nos diversos órgãos da administração direta da Prefeitura. “O programa tem foco na formação integral do jovem e estímulo ao empreendedorismo”, lembrou a secretária.

O Jovem Empreendedor vai ocupar cargos na Prefeitura de Palmas como arquivista, almoxarife, contínuo, auxiliar administrativo. Todos os selecionados terão carteira assinada, direitos garantidos pela CLT e receberão meio salário mínimo para jornada diária de 04 horas. (Secom Palmas)