Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Do outro lado do planeta, o apoio aos pequenos negócios também é uma realizada em política pública para o desenvolvimento. A comitiva dos vencedores do VIII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, da qual está participando o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), começou quarta-feira (5), a conhecer as experiências de estímulos às micro e pequenas empresas desenvolvidas no chamado “continente  ilha” cercado por oceanos e composto por um único País, ligado ao Reino Unido. 

O município de Gurupi concorreu e venceu na categoria de Novos Projetos do VIII Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, te com o projeto InovaGurupi – Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento  Sustentável. Como prêmio, o prefeito Laurez Moreira ganhou uma viagem  técnica à  Austrália e Nova Zelândia.

A cidade de Gurupi venceu com o projeto Criação do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Trata-se de uma estratégia da administração municipal indutora do desenvolvimento econômico e social no âmbito local-regional do sul do Tocantins, onde apoia a consolidação das incubadoras de base biotecnológicas.

Esse projeto já havia vencido  a etapa estadual do prêmio, quando concorreu com 42 projetos inscritos, dos quais, 35 foram habilitados a concorrer ao prêmio  na edição nacional em seis categorias: Melhor Projeto Estadual, Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios no Campo e Novos Projetos. 

No total, mais de sete mil inscrições de projetos foram feitas para o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor sendo que 1.300 foram classificados, com 123 prefeitos disputando nacionalmente, em seis categorias.

Essa é a primeira vez que uma cidade do Tocantins é premiada com o Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor.

O prefeito Laurez  informou que está aproveitando  esta  viagem para conhecer empresas que atuam nas áreas de biotecnologia, bem como buscar parcerias para a implantação do Parque Tecnológico de sua cidade. 

“Já estamos fazendo um trabalho de prospecção de investidores para o Parque Tecnológico de Gurupi e acreditamos que os contatos que faremos nesta viagem trarão resultados positivos não só para Gurupi, mas também para o Tocantins”, destacou o prefeito. (Ascom Gurupi)