Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente do Sistema Fieto e do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins, Roberto Magno Martins Pires, lamenta a perda do amigo e líder da FIEB, Carlos Gilberto Cavalcante Farias, nesta quarta, 05/11, e destaca que seu legado permanece por meio de sua contribuição para os avanços e força da indústria baiana. Manifesta ainda sua solidariedade e condolências à família deste importante personagem da história da indústria brasileira.

Carlos Gilberto Farias encontrava-se internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 16 de outubro, onde foi submetido a uma cirurgia que evoluiu para um quadro de infecção. Eleito em 28 de janeiro de 2014 para a presidência da FIEB e do Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB), assumiu a direção das duas entidades em 10 de abril, dando início a um forte programa de interiorização e de apoio às micro e pequenas empresas industriais.

Em sua trajetória, destaca-se a participação em entidades governamentais e de classe. Era presidente do Sindicato da Indústria de Produtores de Açúcar e Álcool do Estado da Bahia desde 1990; presidente do Conselho das Agroindústrias do Brasil, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e delegado efetivo do Conselho de Representantes desta instituição; além de presidente da União dos Irrigantes do Sub-Médio São Francisco. Filho de Gilberto Lopes de Farias e de Joselita Holanda Cavalcante de Farias, era casado com Elisabeth Farias e deixa três filhos e netos.