Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Priscila Cavalcante

Os alunos da EJA/Ebep, modalidade de ensino oferecida de forma articulada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), participam a partir desta quarta, 05/11, de uma semana de aulas especiais dedicadas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Iniciadas na noite de ontem, 05/11, as aulas continuam nos dias 06 e 07/11, de 19 às 21 horas, no auditório do Sebrae em Palmas.

Voltada a alunos e convidados da instituição, a “Semana Pré Enem - Preparando Campeões” oferecerá conteúdos, especificidades e dicas direcionadas ao Exame em sete disciplinas. Para participar, os alunos doaram 1 kg de alimento não perecível que será destinado à campanha de natal de Sistema Fieto.

As primeiras dicas vieram da coordenadora pedagógica do Sesi Palmas, Leila Aires. Ela frisou exigências do Enem como a obrigatoriedade do candidato utilizar caneta de material transparente da cor preta, levar seu cartão de inscrição impresso e documento original com foto, além de chamar a atenção para os horários (recomenda-se que os tocantinenses cheguem às 11 horas da manhã, horário local, para se adequar ao cronograma de Brasília que segue o horário de verão).

Segundo o professor de Português do Sesi, Márcio de Oliveira, as maiores dúvidas estão na interpretação de texto. “Mas isso não é um bicho de sete cabeças, basta prestar atenção na leitura do enunciado e do texto e ter alguns conhecimentos gramaticais como conectivos e a questão do sentido que o autor quis passar”, explica.

A gerente da Unidade do Sesi em Palmas, Patrícia Ferreira, explica que a atividade é também uma forma de minimizar quedas no desempenho dos alunos em virtude de ansiedade e nervosismo, reações comuns na véspera da avaliação. “Proporcionar aulas dinâmicas, direcionadas e participativas ajuda os alunos a se organizarem e se sentirem mais seguros garantindo que seu esforço de todo o ano seja refletido de forma positiva neste exame”, diz a gerente.

A aluna do 3º ano do Sesi, Taynara Pereira, concorda que o nervosismo atrapalha já que tira a concentração e vê no aulão mais uma oportunidade de conseguir bons resultados. “É mais um reforço pra gente que trabalha e que às vezes não tem tempo para estar estudando. É tentar manter o controle que tudo vai dar certo”.

Semana Pré Enem

05/11 - Português e Matemática - Professores Márcio de Oliveira e Suely de Souza

06/11 - Redação, História e Geografia - Professores Carla Andréia, Mário Neto e Elza Leite

07/11 - Biologia e Química - Professoras Laciene dos Santos e Tânia Mara (Ascom Fieto)