Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Estudantes, técnicos, profissionais do curso de economia, autoridades e interessados da área, participaram da Abertura da Semana Acadêmica de Economia e Desenvolvimento, promovida pelo curso de Ciências Econômicas da UFT, com o tema “Estabilidade e Desenvolvimento Econômico no Brasil nos últimos 20 anos”. A abertura ocorreu na noite desta segunda-feira, 10, no Auditório do Bloco IV da Instituição. A Semana, que segue até o dia 13 de novembro e é aberta a todos que quiserem participar, tem como objetivo integrar e apresentar a economia como uma profissão importante em todos os segmentos da sociedade.

Responsável pela abertura do evento, o secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, parabenizou a iniciativa em nome do Governo do Estado e destacou o crescimento do Tocantins através do meio rural. “Todo o nosso crescimento com a exportação, foi em mais de 31%, com mais de 600 mil toneladas de produtos do Agronegócio sendo exportados pelo Estado, de Janeiro a Junho deste ano. A agricultura familiar representa mais de 80% das propriedades agrícolas, mais de 60% da produção total de alimentos e mais de 70% dos empregos na zona rural”. 

Pádua também ressaltou a importância da área de economia para direcionar produtores rurais em como distribuir melhor sua renda local, se capacitar profissionalmente e aumentar sua empregabilidade. “A agricultura familiar necessita que novos técnicos e profissionais aptos venham surgir. É através deles que produtores serão informados e orientados, podendo assim, gerar uma melhor assistência às suas famílias”.

Também participaram do seminário, o palestrante Guilherme Costa Delgado, doutor em economia pela Unicamp e consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, e a Presidente do Conselho Regional de Economia, Maria do Socorro Herculano. Cada um falou sobre a responsabilidade da profissão e a importância da agricultura no desenvolvimento econômico, sendo este, crucial em todos os setores. Frisaram que para haver crescimento econômico é preciso elevar a produtividade do trabalho.

Programação

Dia 11 

09h – Minicurso: Geoprocessamento com o software Quantum Gis. Ministrante: Evaldo Gomes Júnior.

14h – Minicurso: Extração de microdados do Stata. Ministrante: Marcleitom Ribeiro

20h – Palestra: Experiência Inflacionária Brasileira. Ministrante: Fernando de Holanda Barbosa. Local: Auditório do Bloco A.

Dia 12

09h – Mesa Redonda: Desenvolvimento Regional. Local: Auditório do Bloco A.

14h – Minicurso:Extração de microdados do Stata. Ministrante: Marcleitom Ribeiro

16h – Minicurso: Desenvolvimento econômico e perspectiva de crescimento. Ministrante: Vilmar Carneiro.

20h – Palestra: Mercado Financeiro sob perspectiva do mercado de trabalho. Ministrante: Raimundo Nonato Borges. Local: Auditório do Bloco IV.

Dia 13

09h – Palestra: Mercado Financeiro. Ministrante: Julio César Barbosa.

14h – Minicurso: Planejamento Governamental. Ministrante: Maria do Socorro Erculano.

20h – Palestra: O atual estágio da capitalismo, com ênfase na mundialização financeira e do capital. Ministrante: Paulo Nakatani. Local: Auditório do Bloco IV. ( Ascom/Seagro)