Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Criado pela senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), para ser referência em todos os Estados do Nordeste brasileiro, o Programa Sertão Empreendedor tem trabalhado para criar alternativas para que os produtores rurais possam conviver com a seca e se prepararem para o período de estiagem.   

Com o objetivo de conhecer como está funcionando este programa no Nordeste, o Senar e o Sebrae do Tocantins enviaram uma equipe de 12 profissionais para uma missão técnica que acontece na Paraíba nos dias 12 a 16 de novembro. Na visita, os técnicos poderão vivenciar e aprender de perto as soluções para os problemas causados pela falta de chuva. Fazem parte da equipe o superintendente da Faet, Frederico Sodré, a diretora Técnica do Senar Rayley Luzza, além de técnicos do Sebrae que trabalham com o Programa Travessia Seca e produtores rurais.

Para a senadora Kátia Abreu, “os instrutores do Senar e Sebrae terão uma oportunidade importante de conhecer as principais maneiras de se combater as dificuldades causadas pela seca e como esses problemas podem ser enfrentadas pelos nossos produtores rurais”, destacou.

Sertão Empreendedor 

O Programa ensina os produtores rurais tecnologias de captação e armazenamento de água, e mostram técnicas de como produzir e armazenar alimentos para os animais comerem nos períodos de seca. (Ascom Faet/Senar)