Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima O encontro reuniu 24 bandas e fanfarras tanto de cidades da região sul, quanto de outras regiões do Tocantins O encontro reuniu 24 bandas e fanfarras tanto de cidades da região sul, quanto de outras regiões do Tocantins
  • Para Adriana Aguiar, o evento representa o espírito de parceria entre a PM e a educação tocantinense

Em uma noite embalada ao som das cadências musicais, o 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi realizou na noite deste sábado, 22, o 9º Encontro de Bandas e Fanfarras da Região Sul do Tocantins. Ao todo, participaram do evento 24 grupos musicais da região e de outras partes do Estado, como Palmas e Porto Nacional. Na ocasião, a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, entregou ao comandante do 4º BPM, coronel Edvan de Jesus Silva, uma placa em homenagem aos serviços prestados à educação.

De acordo com a secretária, o evento assume uma função importante por integrar aos processos de educação das escolas, o ensino da música. Ao homenagear o batalhão de polícia  de Gurupi, Adriana Aguiar frisou a parceria entre as duas entidades, que tem gerado bons resultados na região. “Um evento como este é sem dúvida a mais pura expressão de quem ama o que faz. E neste sentido, gostaria de homenagear o 4º BPM pelo verdadeiro sentimento de parceria que é nutrido pela educação. A Polícia Militar é hoje uma das maiores parceiras da educação nosso Estado”, salientou.

Já o comandante do policiamento em Gurupi, destacou a importância de se trazer a comunidade para dentro do dia a dia da corporação. Para o coronel Edvan, traçar ações neste sentido contribuem  para a prevenção ao uso de drogas e violência entre os jovens. “Por isso a importância de manter a comunidade junto do batalhão e a Polícia Militar junto à sociedade. Prevenir  é sempre um caminho mais eficiente do que reprimir”, frisou.

Música em foco

O evento é um momento cultural expressivo para difundir a música e promover a formação de plateia. De acordo com o regente da banda do 4º BPM e organizador do encontro realizado neste sábado, capitão Genivan Ribeiro Dias, durante as apresentações a plateia tem a chance de conhecer mais sobre as bandas de música e as fanfarras. “As fanfarras têm como elemento mais marcante os instrumentos de percussão, enquanto nas bandas de música prevalecem instrumentos mais melódicos, como clarinetes e flautas. E este é um evento que todas as bandas e fanfarras se preparam para vir, por isso é gratificante ver o resultado”, ressaltou.

Aluna da Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa, Karen dos Santos toca na fanfarra da escola. Para ela, participar do encontro representa a oportunidade de fazer contato músicos de todo o Estado e trocar experiências. “É emocionante ter a oportunidade de conhecer o que os outros estão fazendo e de poder mostrar o que a gente também pode fazer”, frisou.

Além do contato musical, o evento guarda ainda um espaço para novas amizades entre os participantes, conforme a estudante Dálite Santiago Lopes, da Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão, de Gurupi. Ela, que toca surdo na fanfarra da escola, destacou que já conseguiu fazer muitos amigos durante encontros como este. “No ano passado, eu conhecia apenas a nossa turma, mas depois do evento e me surpreendi com o número de amizades que havia feito”, lembrou.

Com o olhar atento aos grupos musicais que se apresentaram durante o evento, a aposentada Odete da Mota Miranda, disse gostar de ouvir as batidas e harmonias das bandas e fanfarras. “Eu acho tudo isso muito bonito. Sempre que tem alegria nas ações é muito bom”, disse animada. (Ascom Seduc)