Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com o objetivo de reduzir os fatores de risco na comercialização dos alimentos, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária, está trabalhando em parceria com a Fundação Cultural de Palmas durante a programação da Vila do Papai Noel para garantir a segurança sanitária da população através das ações de fiscalização, monitoramento e controle. A programação acontece até o dia 21 de dezembro.

O público-alvo da fiscalização são os comerciantes de alimentos nas tendas expostas na Vila, esses terão que cumprir as normas sanitárias para execução das atividades, o que compreende  desde a higienização do entorno da tenda até a uniformização dos trabalhadores.

Todos os comerciantes estão sendo cadastrados e na próxima terça-feira, 2, haverá uma capacitação em parceria com o Sebrae para que todos saibam das regras que deverão seguir, como manipulação e condicionamento de alimentos, higienização.

“Os comerciantes cadastrados na Visa receberão um adesivo nas tendas para identificação, inclusive para que a população saiba reconhecê-los”, explicou a gerente de Vigilância Sanitária, Silvana Teixeira.

A população também terá oportunidade de receber educação sanitária através de banners que serão expostos ao longo da Vila com orientações gerais sobre alimento seguro. “As informações serão para que as pessoas observem se o manipulador de alimento está usando proteção no cabelo, ao adquirir alimento de ambulante observe se há disponível um dispenser com álcool gel a 70% dentre outras informações”, informou. (Secom Palmas)