Polí­cia

Foto: Ascom SSP

Policiais Civis da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores - Derfrva- efetuaram na tarde de segunda-feira, 01, a apreensão de 28 motocicletas e 02 automóveis roubados e clonados que estavam guardados, de acordo com a SSP, no pátio da empresa Free Way, em Palmas.

A ação faz parte da operação "Limpa Pátio" que foi deflagrada pela Delegacia Especializada a fim de averiguar informações de que a referida empresa, que recebe os veículos apreendidos pela PM, em Palmas, devido a infrações de trânsito estaria devolvendo os veículos que seriam clonados e produto de furto ou roubo aos supostos proprietários.

De acordo com o Delegado Dr. Raimundo Cláudio, as investigações tiveram início a partir da restituição pela Free Way de uma motocicleta Honda, Titan, FAN, ano 2014, duas semanas atrás a uma pessoa que recolheu as taxas devidas e se apresentou como proprietário do bem. No entanto, após levantamentos e apurações, os Policiais Civis contataram que, na verdade, tratava-se de um veículo "Dublê", que havia sido apreendido pelo fato de seu condutor não portar a CNH no momento em que foi abordado. 

Com base nessas informações, os Agentes da Derfrva realizaram uma minuciosa vistoria no pátio da empresa e descobriram que, dentre os mais de 400 veículos que estavam no local, pelos menos 30 deles, sendo 28 motocicletas de diferentes anos, marcas e modelos, além de 02 carros, sendo 01 Voyage e 01 Fiat Strada, eram produto de furto ou roubo e seriam devolvidos aos supostos proprietários ou leiloados sem a devida vistoria.

Devido a falta de conhecimento técnico do funcionários da Free Way em checar produtos de origem criminosa, eles efetuavam as devoluções de alguns veículos clonados a pessoas que após regularizarem as pendências junto ao Detran, se apresentavam como proprietários, mas que na verdade, haviam furtado ou receptado os bens.

Nem todos os carros e motos eram devolvidos, pois uma outra parte de veículos seria levada a leilão, conforme etiquetas anexadas nos mesmos. Os Policiais Civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos suspeitam que, possivelmente, diversos automóveis e motos furtados ou roubados possam ter sido restituídos a supostos proprietários ou então foram leiloados. As 30 motocicletas e carros apreendidos serão submetidos a perícia oficial do Estado, a fim de constatar as adulterações e, logo após, serão restituídos aos legítimos proprietários.

A Operação Limpa Pátio que resultou na maior apreensão de veículos da história, terá continuidade nos próximos dias e será efetuada em veículos que estão apreendidos no pátio da prefeitura de Palmas. Dentro em breve, será realizada em Delegacias e Quartéis da PM da Capital e do interior do Estado onde existam veículos armazenados. (Ascom SSP)