Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antonio Gonçalves

Alunos de Música e Artes Cênicas dos Centros de Criatividade da Fundação Cultural de Palmas (FCP) brilharam no palco do Teatro Fernanda Montenegro da capital. O evento denominado Mosaico Tocantinense ocorreu na noite de sexta-feira,12, e contou ainda com uma mostra de trabalhos manuais em papel marchê, desenho, modelagem em argila, pintura em tela, arte e criação. A exposição ocorreu no hall de entrada da FCP e permanecerá para visitação até o dia 20 de janeiro de 2015.

A noite revelou muitos talentos de jovens, crianças e adolescentes. Durante a programação o que não faltou foi animação, humor, alegria e descontração por meio das apresentações circenses. O teatro também expressou as folias, os caretas de Lizarda, as cantigas. Na música, o som do teclado estava voltado para o folclore, já no violão os alunos tocaram musicas populares e de artistas da terra como de Dorivã Borges Taquaralua. A banda e o coral não ficaram de fora com canções do compositor Genésio Tocantins  com a música o Côco, além de Banaha (Folclore Africano).

Todos os trabalhos foram elaborados com orientação de profissionais qualificados nas diversas de conhecimento que ministram cursos gratuitos nos Centros de Criatividade da FCP. 

Na ocasião a presidente da Fundação Cultural de Palmas anunciou a oportunidade da formação de novas turmas para 2015, em que serão oferecidas 1100 vagas para vários cursos gratuitos de artes cênicas, visuais e música. Os cursos são oferecidos nos centros de Criatividade, na Casa da Cultura Professora Maria dos Reis – Praça Maracaipe – Taquaruçu, no Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco – Av. Ipanema - Taquaralto  e na Associação Ação Jesus de Nazaré – 405 Norte.

Para o jovem de 22 anos que toca contrabaixo e faz parte do canto coral do Centro de Criatividade, Cesar Augusto Costa, os cursos oferecidos são oportunidades de se profissionalizar.” Tenho adquirido conhecimentos técnicos, teóricos e me aprimorado a cada dia. Gosto muito, sinto alegria em participar desse projeto e de tocar instrumentos”, revelou.

Inscrições

Os interessados em participar do projeto dos cursos gratuitos, devem fazer as matriculas entre 26/01/15 a 06/02/15 nos locais dos cursos. As aulas começam dia 09/02/15. As aulas começam dia 09/02/15. Todas as informações serão atualizadas no site da Prefeitura. (Ascom FCP)