Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Após reforma, que garantiu mais estrutura à Comarca de Arapoema, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, fez a entrega oficial do Fórum a servidores, magistrados e à comunidade. O prédio recebeu  reparos no telhado, forro, banheiros, pintura, paisagismo e jardinagem, dentre outras melhorias, além de todo um mobiliário novo.

Em solenidade realizada na Câmara Municipal da cidade, na tarde desta sexta-feira (12/12), a presidente do TJTO falou a autoridades e à população da cidade."Temos a honra de entregar a reforma do Fórum de Arapoema, cumprindo a proposta da nossa Gestão (2013/2015) de promover a valorização e priorização do primeiro grau de jurisdição, mas acima de tudo, cumprindo o dever do Tribunal do Justiça, de se fazer presente em todo o Estado. As mudanças estruturais realizadas na Comarca pretendem garantir mais comodidade aos jurisdicionados e melhores condições de trabalho a servidores e magistrados”, declarou a desembargadora.

O juiz titular da Comarca, Rosemilto Alves de Oliveira agradeceu a presença de autoridades e de forma emocionada o empenho dos servidores do Fórum no dia-a-dia do trabalho.  

“Essa comarca foi instalada na década de 90 e eu sou um dos juízes que mais tempo ficou aqui. Arapoema é uma Comarca intermediária cheguei em dezembro de 2002, 12 anos de Arapoema. O tempo passa e as coisas mudam e na minha contabilidade o saldo é positivo, fui promovido várias vezes, mas fiquei na Comarca por opção”, falou ao relembrar sua trajetória em Arapoema.

O magistrado também agradeceu o empenho da desembargadora Ângela Prudente na realização da reforma. “Eu pedi uma reforma do telhado e recebemos pintura, piso novo, reforma nos banheiros, além de todo um mobiliário novo. Agora temos 72 pontos para rede de internet  e tudo isso queremos agradecer a presidente do Tribunal, pelo empenho e dedicação. Hoje os servidores de Arapoema têm um lugar digno para trabalhar. E os nossos jurisdicionados têm um local com mais comodidade, têm uma e instalação à altura da população dessa Comarca”, afirmou o juiz de Direito.

A solenidade também contou com a presença do juiz substituto da Comarca José Carlos Machado, das prefeitas dos municípios de Bandeirante, Coraci Lima Marques e Pau D’arco, Laudeci Ribeiro, distritos da Comarca. O prefeito da sede, Arapoema, Assilon Soares Filho ressaltou, “para nós é uma satisfação enorme a reforma desse Fórum, pois é realmente o local para receber o cidadão e fazer prevalecer à justiça em nossa região”.

Presidentes das câmaras de vereadores da região também acompanharam a solenidade, entre eles o presidente da Câmara de Arapoema  José Valdo. “Agradecemos a Deus por nos colocar um juiz justo, educado e que engrandece nossa cidade”, afirmou ao elogiar o trabalho do juiz.

Todos os participantes ainda acompanharam a presidente do TJTO em uma visita às instalações reformadas do Fórum. Registrando inovações não só na estrutura, mas também administrativas. A Comarca sai na frente com a criação do primeiro Cartório Unificado do Poder Judiciário do Tocantins. Num único espaço estão reunidos os cartórios cíveis, criminais, juizados especiais, incluindo ainda espaço para o juiz despachar do local.

“É uma iniciativa inovadora, promove economia de espaço, energia elétrica, dentre outros benefícios. Que seja um embrião e sirva de exemplo às demais comarcas”, afirmou a desembargadora Ângela Prudente.

Homenagens

O juiz Rosemilto Alves de Oliveira recebeu das mãos da presidente do TJTO a Medalha Jubileu de Prata, alusiva aos 25 anos do Poder Judiciário do Tocantins. O magistrado também recebeu o Selo  100% Digital, pela 

Comarca  já estar atuando integralmente no Sistema de Processo Eletrônico, e-Proc. “Vai facilitar a vida de quem está distante, economizar papel e tempo”, afirmou o juiz sobre a virtualização.

O magistrado ainda recebeu uma Placa de Homenagem em reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, dedicação, empenho e compromisso à frente da Comarca e durante o trabalho de reforma do prédio.

A servidora Raíres de Morais também foi agraciada com Placa de Homenagens representando todos os que atuam na Comarca. Para fechar os servidores Roselma da Silva Ribeiro e Elias Sampaio presentearam o público e em especial o magistrado da Comarca  com uma linda canção gospel. (Ascom TJ)