Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

Este final de semana foi regado a música, poesia e culinária local, em edição do Sarau na Serra, realizado na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. O evento, resultado da união de feirantes, artesões e artistas locais com a Agência Municipal de Turismo (Agtur) agradou moradores e visitantes do Distrito.

De acordo com o técnico da Agtur, Nival Corrêa, a promoção do Sarau teve a finalidade de contemplar Taquaruçu nas ações do Natal dos Sonhos. A Agência encontrou apoio  em artistas e feirantes locais que se juntaram em uma programação que uniu a Feira de Economia Solidária, que promove e venda exposição de artesanatos,  agricultura familiar e culinária local, ao Sarau formado por cerca de 20 artistas moradores e amigos de Taquaruçu.

Corrêa ressalta ainda que o objetivo é que o Sarau se torne uma ação permanente, aberto para os artistas locais e uma forma de movimentar o turismo e o comércio local. Para a presidente da Associação de Mulheres Feirantes de Taquaruçu, Celina de Araújo, o Sarau ocorreu em uma excelente hora. “Nós já realizamos a Feira uma vez por mês, mas o apoio da Agtur foi ótimo, é isso que queremos, a sociedade civil deve está unida com o poder público, pois é bom para ambos”, frisou.

“Eu moro em Palmas, mas venho sempre a Taquaruçu, e encontrar aqui esse evento foi maravilhoso, porque oportuniza aos visitantes e à comunidade local a leveza da arte e da poesia, sugiro que seja realizado mais vezes”,  ressaltou a socióloga Sabrina Carvalho, que participava do Sarau acompanhada do esposo.

Programação

Com direção e roteiro final de Marcelo Souza, o evento contou com atores e atrizes como Wertemberg Nunes, Tarumã Neiva, Leonardo Rodrigues, Daniela Rodrigues, Lorena Dias, Narubia Werreria e, como convidados especiais, Pietro Lamonier e Sabrina Fitipaldi. Na música, sob a coordenação de Jonatan de Mario Portugal participaram Fernando L. Barros, Alex Vieira Busquets, Andre Ricardo Santos Chagas, Anderson Pereira Fernandes, Marcus Vinicius Barnabé Batista, além das participações especiais de Marcelo Linhares, Irineu de Palmira e Diego Brito.

No sábado, o evento foi encerrado com show da cantora Malu Lopes, e no domingo o show foi de Marcelo Bahia. (Secom Palmas)