Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Passadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que se destacaram na plataforma virtual de estudos Geekie Games receberam bolsas de estudos e concorreram a prêmios. Do Tocantins, um estudante do Centro de Ensino Médio Santa Terezinha, de Miracema, ficou na 32ª colocação em pontos na ferramenta que serviu de preparativos para o exame em 2014. Marcone Oliveira é aluno da 3ª série do ensino médio e se dedicou aos estudos por meio dos jogos e desafios do Geekie Games para ficar entre os 40 mais bem pontuados do Brasil.

De acordo com o estudante, ver seu nome entre os melhores do país é um orgulho muito grande, principalmente por ter vindo de uma escola do interior do Brasil. “Eu estudo à noite e temos muitas dificuldades, mas toda vez que chegava em casa da escola, corria para o computador e disputava os jogos. Um amigo meu disse que não dava conta de jogar, mas eu insisti e continuei”, completou.

Segundo o estudante, que pretende cursar faculdade de Engenharia Mecânica, a plataforma virtual foi muito importante nos preparativos para as provas do Enem e recomenda os jogos para os alunos que queiram dar um reforço nos estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. “Para mim foi muito bom, porque ajudou muito nos meus estudos. Foi praticamente um professor particular para mim”, completou.

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Adriana Aguiar, ver um aluno da rede estadual de ensino de destacando entre estudantes de todo o país é uma grande satisfação e o bom resultado ressalta os impactos positivos do uso da tecnologia em sala de aula. “Eu penso que devemos sempre investir nos alunos e a tecnologia é peça chave neste processo. Estes estudantes que se esforçam e conseguem destaque servem como exemplo para os demais, que também querem crescer e buscar um futuro”, frisou.

Geekie Games

O Geekie Games é uma plataforma virtual de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Através da ferramenta, os estudantes que se inscreveram no sistema podem estudar de maneira diferenciada e divertida as matérias cobradas no Enem, como Linguagem (Língua Portuguesa, Língua Inglesa ou Espanhola e Artes), Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e Matemática.

Ao final de todo o processo de avaliação do Enem, os 100 primeiros colocados, em pontos, no Geekie Games, concorreram a um vídeo game. Além disso, os 11 melhores pontuados na ferramenta ganharam uma bolsa de estudos. (Ascom / Seduc)