Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jeeferson Ferrari

Durante toda esta terça-feira (16), a Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, está realizando uma reunião técnica com produtores de leite de Gurupi e de municípios vizinhos para tratar sobre a sustentabilidade da bacia leiteira da Região Sul do Tocantins. A reunião está acontecendo na Universidade Federal do Tocantins.

O evento só termina na manhã de quarta-feira após algumas visitas técnicas. Os trabalhos estão sendo conduzidos médico veterinário e especialista em Administração de Agronegócios, Wadson Caetano da Costa, que veio de Goiânia (GO).

Costa explicou a importância do produtor entender que o manejo do gado leiteiro é totalmente diferente do gado de corte. “É sobre isso que estamos tratando aqui, batendo um papo sobre o manejo correto, sobre as formas de trabalho de cada um e tentar fazer com que obtenhamos sucesso nessa área que é sim uma área rentável”, explicou.

O secretario de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Pedro Dias, afirmou que o município de Gurupi avançou muito na produção leiteira. “Esse é o 5º evento técnico voltado para o leite que fazemos aqui em Gurupi e ao longo desses dois anos já estamos vendo os pequenos produtores se desenvolvendo e cada vez mais empenhados em crescer e investir no ramo, fato que e nos deixa extremamente satisfeitos”, disse o secretario.

Para o produtor rural Antônio Moreira, esse tipo de evento é muito importante “Vamos sair daqui sabendo investir no que é correto, acho que leite é um bom negocio. Tenho muita vontade de produzir mais e por isso estou aqui me aprofundando no assunto”, declarou o produtor.

Adriano Fuentes, que produz leite na região de Gurupi, participou ativamente das discussões e enfatizou que para ter  sucesso com  a produção do leite, basta não ter preguiça, gostar do que faz e aliar tecnologia com manejo correto. (Com informações Ascom Gurupi)