Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Com a participação do prefeito Carlos Amastha, a Vigilância Sanitária (Visa)  iniciou a colagem dos adesivos nas tendas de comida na Vila do Papai Noel na noite dessa quarta-feira, 17. O adesivo é mais uma forma dos visitantes identificarem qual tenda está de acordo com todas as normas sanitárias exigidas.

Desde que iniciou a programação da Vila do Papai Noel que a Visa tem realizado de quarta-feira a domingo ações de fiscalização, monitoramento e controle no preparo e conservação dos alimentos comercializados.

Na oportunidade, o Prefeito lembrou que o adesivo não substitui o alvará e que o alvará é um dos pré-requisitos essenciais para a conquista do adesivo. Amastha falou ainda da preocupação e importância de garantir à população segurança alimentar.

“Estamos falando de saúde. Este selo comprova que todas as normas sanitárias para execução das atividades estão sendo atendidas”, afirmou o gestor municipal.

Normas

A gerente de Vigilância Sanitária, Silvana Teixeira, informou que os comerciantes devem obedecer a diversos critérios que compreendem  desde a higienização do entorno da tenda até a uniformização dos trabalhadores.

“Ao total temos 62 comerciantes que estão cadastrados e exigimos lixeiras fora das barracas, uniformes, temperatura adequada dos alimentos, equipamentos de proteção, uniformes, álcool em gel, entre outros”, explicou Silvana.

A população também tem oportunidade de receber educação sanitária através de banners que estão expostos ao longo da Vila com orientações gerais sobre alimento seguro. (Secom Palmas)