Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Irene Alves

Com espetáculo cultural, mais uma unidade de ensino foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 18, em Palmas. Desta vez, o prefeito Carlos Amastha entregou a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, localizada no setor Bertaville, região Sul da Capital. O investimento total foi de R$ 751.008,13, recursos provenientes do Governo Federal, via Caixa Econômica Federal, com contrapartida da Prefeitura de Palmas. 

Na ocasião, o público presente pôde conferir apresentações de dança, de artes e de muitas músicas, que foram entoadas por diversos corais da rede de ensino e tocadas por orquestras sinfônicas e sanfônicas. 

Estiveram presentes o secretário municipal da Educação, Danilo Melo, o secretário executivo da pasta, André Vitral, representantes da Câmara de Vereadores, autoridades municipais e estaduais, servidores da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e comunidade local, que foi diretamente beneficiada com a obra.

Educação democrática

A dona de casa Iramita Sousa ficou encantada com as apresentações e disse que a nova unidade é uma grande conquista para a comunidade da região Sul. “Fiquei muito feliz, pois agora temos uma escola perto da nossa casa. Meus três filhos já estão cadastrados para estudar nesta escola, e agora vai ficar mais fácil, pois está mais perto de casa”, disse.

Durante a solenidade, o prefeito Carlos Amastha destacou o avanço da Educação. “ Este é o novo patamar da Educação. Queremos que todas as nossas escolas tenham esta mesma condição estrutural. Sou um homem muito feliz por estar à frente deste progresso e transformação e digo que nossa Capital vai mostrar para o mundo que é fantástica”, disse.

O secretário Danilo Melo destacou que a ETI Anísio Teixeira é uma unidade completa. “ É o que podemos chamar de Educação democrática, pois todos podem ter acesso às artes, à linguagem, a atividades esportivas e à ciência. Aqui a criança terá uma formação integral, e é essa formação plena que todos queremos para os nossos filhos. Tudo isso representa a perspectiva de uma sociedade mais inclusiva e competente, que pode fazer um país melhor.”

A diretora da unidade, Marli Cristina Oster da Rocha, contou que a comunidade local estava ansiosa aguardando pela escola. “A nossa expectativa é que esta seja uma escola de sucesso. Já temos um cadastro que foi realizado no mês de agosto e, preferencialmente, as vagas serão para a comunidade ao redor da escola, mas também estará atendendo toda região, conforme a sua capacidade. Nossa escola vai ofertar natação, xadrez, aulas de espanhol e inglês, arte, teatro, dança e arte marciais. Além de um bosque constituído por 100 mudas de árvores nativas, o que é o grande diferencial da unidade”, ressaltou.

Estrutura

A ETI Anísio Teixeira tem capacidade para atender aproximadamente 1.200 alunos, que serão divididos em 35 turmas do 1º ao 9º ano. A unidade conta com 9.772,50 metros quadrados de área construída, distribuídos em 20 salas de aulas, quatro laboratórios, sendo um de ciências biológicas, um de físico-química, um de línguas e um de informática. A estrutura conta também com salas de artes, de música, de dança, de cultura, de artes marciais, de coral, auditório com capacidade para 355 pessoas, biblioteca, enfermaria, sala de primeiros-socorros, consultório odontológico, ateliê de costura, sala de arquivos históricos e instrumentos musicais, salas administrativas e outras dependências. (Secom Palmas)