Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) que está há 1 ano e 11 meses no comando do município, em entrevista ao Conexão Tocantins destacou as principais realizações de sua gestão neste ano. 

Laurez salientou os problemas enfrentados no início de sua gestão e alfinetou a gestão passada. “Nós encontramos a cidade com muita dificuldade [...] Nós encontramos as escolas em péssimas condições [...] Nós quando assumimos a Prefeitura, tinha apenas uma ambulância funcionando, hoje nós temos nove ambulâncias”, assim ressaltou.

O prefeito ainda disse que tudo está melhor do que na última gestão e se posicionou quanto às perspectivas positivas relacionadas à próxima gestão do governador eleito Marcelo Miranda (PMDB). “Nós estamos aí no início de governo e tenho certeza que ele vai encontrar muitos desafios pela frente, mas o Estado do Tocantins tem um potencial muito grande e ele já tem experiência necessária para fazer uma boa gestão”, afirmou.

Confira entrevista na íntegra

Conexão Tocantins - Prefeito Laurez, qual a situação que o senhor encontrou a cidade e assim que assumiu quais foram os desafios do início da sua gestão?

Laurez Moreira- Nos encontramos a cidade com muita dificuldade, mas Gurupi é uma cidade que tem um potencial enorme então a primeira preocupação nossa foi trazer credibilidade para o município. A credibilidade junto com os fornecedores, a credibilidade junto com a população de um modo geral. Então nós tivemos como primeira medida fazer com que todas as contas do município fossem pagas, fazer com que as pessoas voltassem a acreditar em vender para o município e recuperar o equipamento. Nós modernizamos a máquina administrativa, informatizamos a Prefeitura de Gurupi que não era informatizada, nós modernizamos a gestão como um todo. Hoje nós estamos com os equipamentos novos, recuperados da prefeitura, então nós estamos numa situação totalmente diferente de quando nós assumimos há um ano e onze meses atrás.

CT- Quais foram as principais obras que o senhor poderia destacar na sua gestão e que tem melhorado a qualidade de vida do cidadão gurupiense?

Laurez Moreira- Nós tivemos a preocupação, primeiro, com as escolas. Nós encontramos as escolas em péssimas condições. Nós temos aqui dezesseis escolas e digo que hoje nós estamos com praticamente todas recuperadas. Até o mês de janeiro nós vamos estar com todas as escolas de Gurupi recuperadas, com ar condicionado e em boas condições para o aluno de Gurupi. Recuperamos também as ruas de Gurupi. A cidade era uma cidade toda esburacada hoje tem uma cidade com condição de trafegabilidade e muito bem recuperada. Nós recuperamos também a malha viária da zona rural, fazendo pontes de concreto, organizando a cidade como um todo. Nós também na área da saúde, colocamos a UPA, terminamos a UPA do nosso município, compramos equipamentos e colocamos para funcionar. Hoje Gurupi tem uma das melhores UPAS a nível de Brasil. Então nós estamos assim, organizando a nossa cidade em todos os setores e eu tenho que dizer que não tem uma área da nossa gestão que não esteja bem melhor do que quando nós assumimos há uma ano e onze meses atrás.

CT- O senhor falou na área da saúde. Quais foram os principais avanços na área da saúde no município de Gurupi? Há médicos especialistas?

Laurez Moreira - Sim, nós temos procurado fortalecer essas áreas importantes, fazendo com que os postos de saúde sempre tenham médicos para atender as pessoas. Nós quando assumimos a Prefeitura, tinha apenas uma ambulância funcionando, hoje nós temos nove ambulâncias que atendem muito bem a população de Gurupi. Então hoje tem organizada a nossa cidade. A gente tem procurado fazer de tudo para atender bem a população. Então nós estamos assim com a cidade bem iluminada, Gurupi é uma das cidades melhores iluminada no Estado. Temos preocupado fazer aquilo que é importante, cuidado da limpeza da nossa cidade. Então nós temos convicção de que Gurupi tem atendido aos anseios da população. A nossa gestão!

CT- Recentemente teve eleição para presidência da Câmara de Vereadores. Como que está o relacionamento do prefeito Laures com a Câmara de Vereadores?

Laurez Moreira- Muito bom! Hoje existe paz na Câmara de Vereadores. Para você ter ideia o vereador que é aliado nosso, nosso companheiro, nosso parceiro, foi eleito com voto da unanimidade dos vereadores, três vereadores votaram nele para presidente. Uma demonstração de que ali reina paz, harmonia entre os vereadores e isso é muito bom.

CT- Quais são suas perspectivas em relação ao governador eleito Marcelo Miranda?

Laurez Moreira- A melhores possíveis. Nós estamos aí no início de governo e tenho certeza que ele vai encontrar muitos desafios pela frente, mas o Estado do Tocantins tem um potencial muito grande e ele já tem experiência necessária para fazer uma boa gestão.

CT- E qual a avaliação que o senhor faz de sua gestão nesses dois anos de mandato?

Laurez Moreira- Altamente positiva, porque Gurupi hoje é um dos municípios que está com suas finanças em dias, cumprimos todos os compromissos assumidos com a população de Gurupi e de agora para frente é só a gente ampliar isso. Nós hoje já estamos elaborando um projeto para construir quatro escolas de tempo integral em Gurupi, é o que nós queremos. Vamos criar os parques em Gurupi, quero fazer diversos parques e aproveitar essas áreas verdes que nós temos. Nós queremos construir o prédio da Unirg esse ano, fazer nesse próximo ano um belo prédio. Fazer com que a Unirg seja uma das mais bonitas instituições do norte do Brasil, então nós estamos trabalhando nesse sentido.