Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Secretário de Estado da Saúde, Samuel Braga Bonilha, recebeu nesta segunda-feira, 05, o representante do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde do Tocantins - Denasus, Frederico Silvério, que apresentou nota técnica feita pelo departamento do SUS nos últimos meses de 2014. 

Segundo Frederico, foi uma visita de praxe que ocorre ao final de cada auditoria na fase de verificação in loco. “Nós já havíamos feito esta reunião com os ex-gestores e agora com a posse do novo gestor, estamos apresentando os apontamentos que devem ter atos de gestão imediatos para evitar danos ao erário”. 

Entre os destaques apresentados, está o estoque regulador onde foram identificados vários medicamentos vencidos. Segundo Frederico, a Secretaria já está fazendo um levantamento para corrigir erros ou falhas. Folha de pagamento e plantões extras também foram pontos apresentados. 

Samuel Bonilha ressaltou a importância do Denasus na orientação e fiscalização do Sistema Único de Saúde. “Recebemos a nota técnica de uma auditoria que foi feita recente, o que vai nos ajudar a corrigir as distorções e erros dentro do Serviço Público de Saúde Estadual”, disse. 

Participaram também da reunião, a subsecretária de Estado da Saúde, Maria Auri Gonçalves Sousa e técnicos da pasta.