Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Em 2014, a Prefeitura de Palmas investiu no paisagismo de canteiros e rotatórias nas avenidas, além da revitalização de praças e parques, possibilitando à população uma cidade mais bonita, organizada e dotada de espaços públicos apropriados para o lazer.

Até o mês de novembro de 2014, foram implantados mais de 200 mil m² de grama com paisagismo acrescido de mais de 800 mil mudas de flores com sistema de plantio e replantio. Também foram plantadas 600 novas árvores em rotatórias e avenidas, observando as características de cada espécie (porte, caule e raízes) e os locais onde estão sendo plantadas de forma a evitar danos à rede elétrica, calçadas e à comunidade.

Aproximadamente 18 rotatórias tiveram o paisagismo implantado e mais de 20 foram revitalizadas em toda a Capital. O destaque vai para o Jardim Taquari, setores Bela Vista, Maria Rosa e Morada do Sol (Avenida Amaralina), Avenidas NS-01, NS-10, LO-05 e para o relógio das flores na NS-02.

“Estamos trabalhando para atender não só o centro da cidade, mas avenidas que não contavam com paisagismo e as regiões mais afastadas do centro da cidade”, destacou o superintendente de Parques e Jardins, Hebert Veras.

Para facilitar o trabalho, foi adquirida nesta gestão, a única máquina de plantio de semente de flores da região norte, capaz de semear 20 mil mudas por dia. Além disso, as galhadas recolhidas na cidade são trituradas (compostagem) e reaproveitadas nos canteiros, uma iniciativa que contribui para a sustentabilidade e reduz custos.

Praças e parques

Há muitos anos abandonado, o Parque Sussuapara, na região norte da Capital, foi totalmente revitalizado e entregue à população em outubro de 2014. A reforma contou com revitalização da fonte, de calçadas e bancos, novo paisagismo e iluminação, tudo com recursos próprios no valor de aproximadamente R$ 150 mil.

Um dos principais cartões postais da cidade, o Parque Cesamar também está sendo contemplado com ampla revitalização, que compreende o desassoreamento do lago, reforma da ponte de madeira e equipamentos existentes, substituição de aparelhos danificados, instalação de novo parque infantil e academia ao ar livre, além de bancos e lixeiras novas.

Ações de urbanização e paisagismo também mudaram a aparência de locais como a entrada do Jardim Aureny III que dá acesso ao Aeroporo de Palmas. No local foi construída a Praça do Consórcio do Lago e alça viária que organiza o tráfego e torna o acesso urbanizado e bonito.

Neste ano novas praças foram implantadas, como a da Via Sacra (308 Sul), na 704 Sul, na 405 Norte, no setor Bela Vista e a Praça da Bandeira, na Avenida Teotônio Segurado. Além disso, a praça da quadra 1004 Sul também foi revitalizada. Todas receberam ações de paisagismo, instalação de lixeiras, academias ao ar livre e parquinhos com playground. (Secom Palmas)