Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima

Em seu primeiro dia de trabalho à frente da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o professor Adão Francisco de Oliveira participou de reuniões durante todo o dia. Na tarde da última segunda-feira, 5, ele recebeu a reitora da Universidade do Tocantins (Unitins), Elisângela Glória Cardoso, e a vice-reitora Suely Quixabeira para discutir parcerias viáveis entre as instituições, no sentido de fortalecer a educação no Estado.

Durante a reunião, o secretário frisou que existem possibilidades de atuação da Universidade em alguns dos cinco pontos de atuação que deverão nortear a gestão educacional do Estado. A proposta, segundo o professor Adão Francisco, é aproveitar principalmente os núcleos de pesquisa da Unitins para a capacitação dos professores e criação de cursos técnicos.

O secretário destacou a importância estratégica da Universidade do Tocantins no processo de desenvolvimento do Estado. De acordo com ele, a universidade tem papel fundamental na formação pedagógica e profissional da população. “Precisamos desenvolver economicamente o Estado. Temos na Unitins um núcleo de pesquisa riquíssimo que é a Unitins Agro. Nela, existe uma parte voltada para o grande produtor e uma outra parta, voltada para a agricultura familiar. Temos que regionalizar esta parte e ampliar o acesso”, disse.

Conforme o professor Adão Francisco, regionalizar as ações possibilita um maior aproveitamento das características locais que no Tocantins são muito diversas. “Podemos criar centros estratégicos de ensino tomando como base as riquezas de cada região. No Bico do Papagaio, por exemplo, a agroecologia é uma demanda que será muito proveitosa”, explicou.

De acordo com a reitora da Unitins, a universidade pode contribuir de maneira efetiva no desenvolvimento integrado do Tocantins. Segundo a educadora, o trabalho em conjunto fortalece as ações a serem planejadas. “Vamos criar um grupo de trabalho para pensar todo o desenvolvimento do Estado. Temos que pensar este desenvolvimento através dos eixos econômico, social, cultural, educacional e político”, completou Elisângela Cardoso.

Além disso, segundo a reitora, a Unitins poderá ser um centro para capacitação do corpo docente da rede estadual de ensino. “A Unitins pode contribuir também no sentido de capacitar os professores fortalecendo o ensino nas escolas”, frisou.

Na mesma linha, o secretário reforçou a universidade como uma instituição para a capacitação dos professores. “Precisamos melhorar a proficiência dos nossos alunos, principalmente em Língua Portuguesa e Matemática. Precisamos deixar a escola mais atraente e interessante aos alunos e para isso precisamos capacitar os professores”, pontuou.

Outras parcerias

Além das gestoras da Universidade do Tocantins, o secretário Adão Francisco recebeu ainda nesta segunda-feira, a visita de um grupo de vereadores do município de Paraíso. Na ocasião, os parlamentares Dr. Luiz Antônio, Nando Milhomem e Vanessa Alencar Pinto apresentaram possibilidades de parcerias para potencializar a educação no município. “Em Paraíso hoje temos oito escolas estaduais. E viemos nos colocar à disposição para apresentarmos projetos de lei que possam contribuir para a educação”, afirmou o vereador Nando Milhomem.

De acordo com o secretário, a visita foi positiva para a implementação de parcerias entre o Estado e os municípios. “Eles apresentaram a possibilidade de desenvolvermos projetos pedagógicos para o município de Paraíso”, complementou. (Ascom Seduc)