Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Cientistas da Nasa, a partir de dados do telescópio espacial Kepler, encontraram oito pequenos planetas em áreas habitáveis além do Sistema Solar. De acordo com a pesquisa, teriam temperatura e outras condições para abrigar vida. A busca ocorreu a partir de 554 candidatos à planeta. Seis deles são quase do tamanho da Terra com distâncias de suas estrelas (por onde fazem suas órbitas) semelhantes à que existe entre a Terra e o Sol. Três planetas são provavelmente feitos de rocha, apontou a Nasa.

"Cada resultado do Kepler  leva-nos um passo mais perto de responder à questão de saber se estamos sozinhos no universo", disse ao site da Nasa o pesquisador John Grunsfeld, administrador associado da missão científica. Para ele, a equipe continua a produzir resultados impressionantes. A Nasa explica que, para determinar se um planeta é feito de rocha, água ou gás, os cientistas devem conhecer o tamanho e massa. Quando a sua massa não pode ser determinada diretamente, os cientistas podem inferir com base no seu tamanho.

Parecidos com a Terra

Dois dos planetas rochosos validados têm tamanhos e estruturas muito semelhantes à Terra. Ocorre que estão bem longe. O Kepler-438B fica a 475 anos-luz de distância e é 12% maior que a Terra. Já o Kepler-442b está a 1.100 anos-luz de distância, e é 33% maior que o nosso planeta. "Com cada nova descoberta desses pequenos mundos, possivelmente rochosos, a nossa confiança fortalece na determinação de que existem planetas como a Terra", disse o co-autor da pesquisa, Doug Caldwell. (EBC)